Tratamos neste texto sobre a alternativa de o professor de literatura, no ensino básico, promover letramento literário através de textos da literatura afro-brasileira como instrumento para um exercício de leitura com ênfase na formação do leitor. São objetos dessa reflexão textos literários poéticos com temática étnico-raciais postos em discussão em experiências de leitura no contexto da sala de aula, tendo como pano de fundo a orientação da Lei Federal n. 10.639/2003. Por meio do contraponto entre as leituras realizadas dos textos literários e a experiência cotidiana, é possível desconstruir estereótipos e pré-conceitos estabelecidos a respeito da etnia negra na sociedade brasileira, predominantemente marginalizada. E assim, a partir da leitura e da discussão desses textos literários, possibilitar a reflexão acerca de que somos diferentes, porém isso não nos impede de convivermos juntos e partilharmos da diversidade de valores, crenças, manifestações culturais. Nesse sentido, o letramento se efetivaria pelo entendimento do texto literário como objeto de significação dentro de uma perspectiva histórico-crítica e valorização da diversidade.