A SUBLIMAÇÃO DO DESEJO HOMOERÓTICO NO CONTO “PÍLADES E ORESTE”, DE MACHADO DE ASSIS, E NA CANÇÃO “AMOR MARGINAL”, DE JHONNY HOOKER: ENSINO DE LITERATURA EM PERSPECTIVA.
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43481 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 666 "titulo" => "A SUBLIMAÇÃO DO DESEJO HOMOERÓTICO NO CONTO “PÍLADES E ORESTE”, DE MACHADO DE ASSIS, E NA CANÇÃO “AMOR MARGINAL”, DE JHONNY HOOKER: ENSINO DE LITERATURA EM PERSPECTIVA." "resumo" => "Resumo: Nas últimas décadas, temos assistido um avanço nos discursos que problematizam desejos homoeróticos e a literatura não fica de fora dessas abordagens. Pensando nisto, incumbi- refletir como as literaturas homoeróticas podem/são abordadas em sala de aula. Por esta razão, o presente trabalho pretende analisar a representação do desejo homoerótico no conto Pílades e Orestes (1906), de Machado de Assis, e a canção Amor Marginal (2012), interpretada pelo cantor pernambucano Jhonny Hooker, além de estabelecer um diálogo intersemiótico entre ambos. À luz da teoria de noções de Leitura, Literatura e Interdisciplinaridade, de Martins (2006), além dos pressupostos teóricos de Roxo & Moura (2012) e Rodrigues (2003), acreditamos que a análise dialógica do conto com a música pode promover discussões em sala de aula que priorize uma leitura de construção e reconstrução de sentidos no texto literário, já que as músicas “imitam consciente ou inconscientemente os estilos literários”, (RODRIGUES, 2003, p.13). Pretendemos com este trabalho, além da discussão comparativa entre o conto e canção, desenvolver e fornecer sugestões didáticas a fim contribuirmos com um ensino de literatura comprometido com os preceitos teórico-metodológicos dos documentos oficiais (OCEM, 2006; Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba, 2007) e do letramento literário (COSSON, 2009; 2014)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje" "palavra_chave" => "HOMOEROTISMO, CONTO, ENSINO DE LITERATURA, MÚSICA, MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID666_24052018233304.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO RODRIGUES DE SOUZA AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "CALINE DANTAS DA SILVA AZEVEDO" "autor_email" => "leandrobrasil.falecomigo@" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43481 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 666 "titulo" => "A SUBLIMAÇÃO DO DESEJO HOMOERÓTICO NO CONTO “PÍLADES E ORESTE”, DE MACHADO DE ASSIS, E NA CANÇÃO “AMOR MARGINAL”, DE JHONNY HOOKER: ENSINO DE LITERATURA EM PERSPECTIVA." "resumo" => "Resumo: Nas últimas décadas, temos assistido um avanço nos discursos que problematizam desejos homoeróticos e a literatura não fica de fora dessas abordagens. Pensando nisto, incumbi- refletir como as literaturas homoeróticas podem/são abordadas em sala de aula. Por esta razão, o presente trabalho pretende analisar a representação do desejo homoerótico no conto Pílades e Orestes (1906), de Machado de Assis, e a canção Amor Marginal (2012), interpretada pelo cantor pernambucano Jhonny Hooker, além de estabelecer um diálogo intersemiótico entre ambos. À luz da teoria de noções de Leitura, Literatura e Interdisciplinaridade, de Martins (2006), além dos pressupostos teóricos de Roxo & Moura (2012) e Rodrigues (2003), acreditamos que a análise dialógica do conto com a música pode promover discussões em sala de aula que priorize uma leitura de construção e reconstrução de sentidos no texto literário, já que as músicas “imitam consciente ou inconscientemente os estilos literários”, (RODRIGUES, 2003, p.13). Pretendemos com este trabalho, além da discussão comparativa entre o conto e canção, desenvolver e fornecer sugestões didáticas a fim contribuirmos com um ensino de literatura comprometido com os preceitos teórico-metodológicos dos documentos oficiais (OCEM, 2006; Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba, 2007) e do letramento literário (COSSON, 2009; 2014)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje" "palavra_chave" => "HOMOEROTISMO, CONTO, ENSINO DE LITERATURA, MÚSICA, MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID666_24052018233304.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO RODRIGUES DE SOUZA AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "CALINE DANTAS DA SILVA AZEVEDO" "autor_email" => "leandrobrasil.falecomigo@" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }