CONTRIBUIÇÕES DA MULTIMODALIDADE PARA O TRABALHO COM TIRAS DE CLASSIFICADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43507 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 651 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA MULTIMODALIDADE PARA O TRABALHO COM TIRAS DE CLASSIFICADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A abordagem dos gêneros textuais em sala de aula deve sempre estar atrelada às estratégias de leitura. Nesse âmbito, considerando os gêneros multimodais quadrinizados, faz-se necessário atentar para as contribuições dos recursos disponíveis na multimodalidade para a compreensão do texto em sua plenitude. Portanto, deve-se analisar qual a melhor forma de trabalhar a compreensão do gênero Tira de Classificados nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, o presente trabalho objetiva refletir acerca dos aspectos disponíveis na multimodalidade, pertencentes ao gênero Tira de Classificados, e como podem favorecer ao processo de compreensão leitora dos alunos neste nível de ensino. Dessa forma, a pesquisa partiu de uma abordagem metodológica qualitativa, bibliográfica e documental, embasada nos pressupostos teóricos de Dionísio (2005; 2011; 2014), Koch & Elias (2015), Mendonça (2006; 2008), Ramos (2016) e na BNCC (BRASIL, 2017), com o intuito de favorecer a identificação das contribuições dos recursos disponíveis na multimodalidade no âmbito do ensino de língua materna. Observou-se que os elementos pertencentes à multimodalidade dialogam com os tipos de conhecimentos prévios que compõem o repertório do alunado, favorecendo a compreensão do gênero quadrinizado em estudo. Evidenciou-se também que a união dos elementos verbais e visuais, neste gênero, é responsável pela construção de sentidos do texto. Mais do que nas outras tipologias de Tiras, a Tira de Classificados dispõe dos recursos pertencentes à multimodalidade para favorecer a compreensão textual num âmbito global, o que amplia a possibilidade de aprendizagem do aluno da Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 04. Textos Multimodais e Ensino" "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, TIRAS DE CLASSIFICADOS, LEITURA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA4_ID651_24052018135844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SANDRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "SANDRINHA" "autor_email" => "sandrinha-pereira@bol.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43507 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 651 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA MULTIMODALIDADE PARA O TRABALHO COM TIRAS DE CLASSIFICADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A abordagem dos gêneros textuais em sala de aula deve sempre estar atrelada às estratégias de leitura. Nesse âmbito, considerando os gêneros multimodais quadrinizados, faz-se necessário atentar para as contribuições dos recursos disponíveis na multimodalidade para a compreensão do texto em sua plenitude. Portanto, deve-se analisar qual a melhor forma de trabalhar a compreensão do gênero Tira de Classificados nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, o presente trabalho objetiva refletir acerca dos aspectos disponíveis na multimodalidade, pertencentes ao gênero Tira de Classificados, e como podem favorecer ao processo de compreensão leitora dos alunos neste nível de ensino. Dessa forma, a pesquisa partiu de uma abordagem metodológica qualitativa, bibliográfica e documental, embasada nos pressupostos teóricos de Dionísio (2005; 2011; 2014), Koch & Elias (2015), Mendonça (2006; 2008), Ramos (2016) e na BNCC (BRASIL, 2017), com o intuito de favorecer a identificação das contribuições dos recursos disponíveis na multimodalidade no âmbito do ensino de língua materna. Observou-se que os elementos pertencentes à multimodalidade dialogam com os tipos de conhecimentos prévios que compõem o repertório do alunado, favorecendo a compreensão do gênero quadrinizado em estudo. Evidenciou-se também que a união dos elementos verbais e visuais, neste gênero, é responsável pela construção de sentidos do texto. Mais do que nas outras tipologias de Tiras, a Tira de Classificados dispõe dos recursos pertencentes à multimodalidade para favorecer a compreensão textual num âmbito global, o que amplia a possibilidade de aprendizagem do aluno da Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 04. Textos Multimodais e Ensino" "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, TIRAS DE CLASSIFICADOS, LEITURA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA4_ID651_24052018135844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SANDRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "SANDRINHA" "autor_email" => "sandrinha-pereira@bol.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }