O presente trabalho diz respeito ao relatório parcial da pesquisa intervenção que está em andamento e tem como tema “Poesia e ludicidade na Educação Infantil: Desafios e possibilidades”. Elaborada na disciplina de Pesquisa Educacional II para ser aplicada no estágio em Educação Infantil do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Tendo como objetivo identificar quais as implicações pedagógicas que as vivências com a poesia através do viés lúdico e interativo podem apresentar no contexto da Educação Infantil. Buscando enfatizar a importância do contato das crianças com a poesia através do víeis lúdico e interativo. Compreendendo que estas experiências favorecem seu desenvolvimento em vários aspectos. Portanto é de suma relevância o trabalho com a poesia na Educação Infantil para que sejam desmistificados alguns preconceitos levantados acerca do contato das crianças com a poesia, assim como a sua utilização permitirá novas e ricas experiências que contribuirão para o desenvolvimento destes indivíduos. A investigação que tem como abordagem metodológica o caráter qualitativo, se deu a partir de pesquisa bibliográfica, em teses, dissertações, livros, e artigos acadêmicos, de autores como Pinheiro (2002), Bujes (2001), ÁRIES (1981), Coelho (2000), Kuhlman Jr. e Fernandes (2001), Gouvea (2008), Kohan (2003) e Rosa (2009), que abordam o tema a ser estudado, e por fim o levantamento de dados que estão sendo realizados através de observações e intervenções realizadas na instituição onde está ocorrendo o estágio.