Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A (DE)FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO E O RETROCESSO EDUCACIONAL BRASILEIRO: O LUGAR DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO MÉDIO, PROJETO EDUCACIONAL MERCADOLÓGICO, RETROCESSO EDUCACIONAL Comunicação Oral (CO) GT - 11. Políticas Publicas para o Ensino de Hoje
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      de história, na perspectiva de pensar estas mudanças e suas implicações na educação brasileira.\r\n
      Compreendemos que a proposta elencada, pelo atual governo não se constitui como reforma, mas\r\n
      sobretudo um retrocesso educacional. Como instrumento de implantação desse projeto educacional\r\n
      mercadológico, podemos elencar a “reforma” do ensino médio, que visa a marginalização de\r\n
      disciplinas reflexivas, tais como a História. A partir disso, discutiremos as implicações dessa\r\n
      “reforma” no ensino médio, tendo como fonte a Base Nacional Comum Curricular, além de discutir os\r\n
      impasses no ensino de História. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para repensar tal\r\n
      problemática, travaremos uma discussão com Candau (2015), Gadelha (2017), Sandri (2017), Souza\r\n
      (2017), Feldamann (2009) e Leite (2017). Percebemos que o ensino médio brasileiro, foi em diferentes\r\n
      momentos da história social, utilizado como instrumento de moldagem para a criação de sujeitos que\r\n
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Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Ao analisarmos a trajetória do ensino médio na história da Educação percebemos que ela reflete a forma como na sociedade brasileira esta modalidade de ensino foi operacionalizada. O objetivo deste artigo, é refletir sobre a reforma do ensino médio no governo Temer e o lugar do ensino de história, na perspectiva de pensar estas mudanças e suas implicações na educação brasileira. Compreendemos que a proposta elencada, pelo atual governo não se constitui como reforma, mas sobretudo um retrocesso educacional. Como instrumento de implantação desse projeto educacional mercadológico, podemos elencar a “reforma” do ensino médio, que visa a marginalização de disciplinas reflexivas, tais como a História. A partir disso, discutiremos as implicações dessa “reforma” no ensino médio, tendo como fonte a Base Nacional Comum Curricular, além de discutir os impasses no ensino de História. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para repensar tal problemática, travaremos uma discussão com Candau (2015), Gadelha (2017), Sandri (2017), Souza (2017), Feldamann (2009) e Leite (2017). Percebemos que o ensino médio brasileiro, foi em diferentes momentos da história social, utilizado como instrumento de moldagem para a criação de sujeitos que reproduzam a prerrogativa do sistema político vigente, ou seja, do modo de governabilidade adotada por quem está à frente do poder político.

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