A (DE)FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO E O RETROCESSO
EDUCACIONAL BRASILEIRO: O LUGAR DO SABER HISTÓRICO
ESCOLAR
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O\r\n objetivo deste artigo, é refletir sobre a reforma do ensino médio no governo Temer e o lugar do ensino\r\n de história, na perspectiva de pensar estas mudanças e suas implicações na educação brasileira.\r\n Compreendemos que a proposta elencada, pelo atual governo não se constitui como reforma, mas\r\n sobretudo um retrocesso educacional. Como instrumento de implantação desse projeto educacional\r\n mercadológico, podemos elencar a “reforma” do ensino médio, que visa a marginalização de\r\n disciplinas reflexivas, tais como a História. A partir disso, discutiremos as implicações dessa\r\n “reforma” no ensino médio, tendo como fonte a Base Nacional Comum Curricular, além de discutir os\r\n impasses no ensino de História. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para repensar tal\r\n problemática, travaremos uma discussão com Candau (2015), Gadelha (2017), Sandri (2017), Souza\r\n (2017), Feldamann (2009) e Leite (2017). Percebemos que o ensino médio brasileiro, foi em diferentes\r\n momentos da história social, utilizado como instrumento de moldagem para a criação de sujeitos que\r\n reproduzam a prerrogativa do sistema político vigente, ou seja, do modo de governabilidade adotada\r\n por quem está à frente do poder político. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 11. 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