Este trabalho tem por objetivo contribuir de maneira significativa utilizando-se da perspectiva do letramento para trabalhar as relações e interações entre as crianças, proporcionando momentos de reflexão dos conceitos e práticas do respeito, gentileza e cooperação. O interesse em discutirmos sobre essa temática se dá por compreender que as mesmas são inerentes ao ser humano, que o indivíduo desenvolve e aprende na interação com o meio e com os pares. Procurando responder o objetivo maior do trabalho recorreu-se a metodologia bibliográfica apoiados em Kleiman (2007), Nogueira (2002), Goulart (2007), entre outros. Concluímos com a execução da pesquisa que apesar das dificuldades notamos também que existiram momentos e aspectos positivos, que nos permitiram observar que a aplicação da abordagem do letramento dentro da problemática, se deu de maneira exitosa e efetiva, quanto aos resultados e produções com as crianças. Compreendemos que o projeto é algo que poderia ser trabalhado de forma contínua, sabendo-se que as crianças permanecerão em um mesmo contexto educacional até o término do ano letivo, desta maneira, esperamos ter contribuído significativamente nesse processo de aperfeiçoamento das relações interpessoais, mesmo que de forma sucinta e sutil durante a nossa breve passagem na instituição e na aplicação do nosso projeto.