Durante muito tempo o uso da língua de sinais era proibido e o seu valor não era reconhecido. Em decorrência desses fatores, também não era visível um reconhecimento da cultura dos povos surdos e da literatura surda na escola. Nesse contexto, atualmente, de que maneira vem sendo abordada e manifestada a literatura surda no recinto escolar? A prática inclusiva vem sendo adotada no ensino de literatura? Quais as contribuições da implantação dessa cultura literária, nas escolas, para educação dos surdos e ouvintes? Com base nessas indagações, o presente trabalho tem por objetivo geral realizar uma análise acerca da construção da literatura surda na escola como importante representação para a cultura dos surdos e para a interação entre as comunidades surda e ouvinte. Para isso, o presente estudo propõe apresentar algumas obras literárias que abarcam a temática da surdez, juntamente com produções realizadas por surdos; propor uma metodologia didática para promover a inclusão no ensino de literatura, além de averiguar como a escola insere essa literatura em seu contexto acadêmico e como ocorre a receptividade dos alunos ouvintes. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo a ser realizada em uma turma do 6º ano de uma escola privada, localizada na cidade de Catolé do Rocha – PB. Como resultados foi possível identificar a precariedade da inclusão da cultura surda no ensino de literatura nas escolas. No entanto, pôde-se comprovar um feedback positivo dos alunos participantes da pesquisa e o interesse em se aprofundar na temática.