O componente curricular Estágio Supervisionado III, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba, no curso de Letras – Língua Portuguesa, pode ser considerado um momento positivo na formação docente, uma vez que é através dele que podemos colocar em prática as teorias apreendidas no decorrer da graduação. Ainda no que se refere a este componente, é sabido que o período de intervenção contempla tanto aulas de língua quanto de literatura. Assim, este trabalho visa apresentar o resultado da experiência no ensino da literatura no ensino médio, verificando a relação dos discentes com o texto literário e as estratégias que podem ser utilizadas para formar leitores críticos e reflexivos. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação, através da elaboração de sequência didática planejada, a partir das respostas dos alunos a um questionário aplicado em sala de aula. Dessa forma, a experiência mostrou que a falta de interesse e o não gosto pela leitura dificulta o trabalho com o texto literário em sala de aula, ao que parece esses desafios encontrados são lacunas existentes na formação dos discentes, no entanto através de estratégias para o ensino de literatura, com base nos postulados de COSSON (2006); ZILBERMAN (2008), como também documentos oficias PCN+ (2002); RCEM (2008), dentre outros autores, é possível reverter a situação de não interesse dos alunos, proporcionando um desenvolvimento de leitores literários a partir de procedimentos de
ensino.