A LEITURA DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS SOB O ENFOQUE DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO VISUAL
Resumo
O presente artigo descreve uma proposta de intervenção didática cujo objetivo foi apresentar práticas sociais de leitura com o intuito de possibilitar o letramento para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Feira de Santana, Bahia. Trata-se de um estudo componente da dissertação do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e caracteriza-se como uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa, o qual enfatiza a construção de sentido na leitura textos publicitários impressos multimodais. Como fundamentação teórica, valemo-nos dos estudos de Rojo (2012), Street (2012). Metodologicamente, adotamos o modelo de sequências didáticas (SD), de Dolz e Schneuwly (2004) sob o enfoque teórico-metodológico denominado Gramática do Design Visual (GDV), dos autores e Kress e van Leeuwen (1996). Resultados revelam que os sujeitos participantes (SP) passaram a considerar todos os modos envolvidos na constituição dos textos no momento da leitura.
Palavras-chave: textos publicitários; letramentos; letramento visual.