Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

MEIO AMBIENTE E CONSUMO: O QUE TEMOS O QUE QUEREMOS

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, MEIO AMBIENTE E CONSUMO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Comunicação Oral (CO) GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43541
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 119
    "inscrito_id" => 473
    "titulo" => "MEIO AMBIENTE E CONSUMO: O QUE TEMOS O QUE QUEREMOS"
    "resumo" => """
      O presente Artigo, basea-se em um Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido\r\n
      durante o ano de 2015, em uma turma do 9º ano, de uma Escola Estadual do Ensino\r\n
      Fundamental na cidade de Itabaiana-PB, cujo objetivo é suscitar reflexões sobre as\r\n
      ações, do individuo ou do grupo, de exercer um papel responsável diante das\r\n
      transformações sociais e ambientais do planeta, percebendo as relações entre o Meio\r\n
      Ambiente e Consumo partindo de reflexões críticas propiciadas por textos de diversos\r\n
      gêneros relacionados ao tema: “Meio Ambiente e Consumo: o que temos e o que\r\n
      queremos?”. Oralidade: escuta e produção e exposição dos trabalhos produzidos pelos\r\n
      próprios alunos, com o propósito de promover uma prática integral, capaz de ampliar\r\n
      sua capacidade linguística, buscando elaborar e propor os conteúdos em uma sequência\r\n
      didática que os levassem a se reconhecerem como sujeitos discursivos, portanto\r\n
      construtores de sentido.O aporte teórico que fundamentou este trabalho foram os\r\n
      estudiosos Chavenato (2004), Gore (2006) e Smith(2007). Pauta-se ainda nos estudiosos\r\n
      que tratam dos gêneros discursivos Marcushi (2008), Bakhtin (1997), dentre outros.\r\n
      Para tal estudo, foi realizada a pesquisa em uma prática de ensino aprendizagem. Os\r\n
      dados obtidos indicaram que um trabalho feito de forma interdisciplinar pode levar em\r\n
      conta as representações que a comunidade escolar tem a respeito das relações entre\r\n
      meio ambiente e o consumo e não pode deixar de debater a posição peculiar de cada\r\n
      individuo e o poder que o mesmo tem em fazer a diferença além de ampliar capacidade\r\n
      lingüística na oralidade e a escrita.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, MEIO AMBIENTE E CONSUMO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID473_24052018010114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LÚCIA DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LÚCIA"
    "autor_email" => "malupb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43541
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 119
    "inscrito_id" => 473
    "titulo" => "MEIO AMBIENTE E CONSUMO: O QUE TEMOS O QUE QUEREMOS"
    "resumo" => """
      O presente Artigo, basea-se em um Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido\r\n
      durante o ano de 2015, em uma turma do 9º ano, de uma Escola Estadual do Ensino\r\n
      Fundamental na cidade de Itabaiana-PB, cujo objetivo é suscitar reflexões sobre as\r\n
      ações, do individuo ou do grupo, de exercer um papel responsável diante das\r\n
      transformações sociais e ambientais do planeta, percebendo as relações entre o Meio\r\n
      Ambiente e Consumo partindo de reflexões críticas propiciadas por textos de diversos\r\n
      gêneros relacionados ao tema: “Meio Ambiente e Consumo: o que temos e o que\r\n
      queremos?”. Oralidade: escuta e produção e exposição dos trabalhos produzidos pelos\r\n
      próprios alunos, com o propósito de promover uma prática integral, capaz de ampliar\r\n
      sua capacidade linguística, buscando elaborar e propor os conteúdos em uma sequência\r\n
      didática que os levassem a se reconhecerem como sujeitos discursivos, portanto\r\n
      construtores de sentido.O aporte teórico que fundamentou este trabalho foram os\r\n
      estudiosos Chavenato (2004), Gore (2006) e Smith(2007). Pauta-se ainda nos estudiosos\r\n
      que tratam dos gêneros discursivos Marcushi (2008), Bakhtin (1997), dentre outros.\r\n
      Para tal estudo, foi realizada a pesquisa em uma prática de ensino aprendizagem. Os\r\n
      dados obtidos indicaram que um trabalho feito de forma interdisciplinar pode levar em\r\n
      conta as representações que a comunidade escolar tem a respeito das relações entre\r\n
      meio ambiente e o consumo e não pode deixar de debater a posição peculiar de cada\r\n
      individuo e o poder que o mesmo tem em fazer a diferença além de ampliar capacidade\r\n
      lingüística na oralidade e a escrita.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, MEIO AMBIENTE E CONSUMO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID473_24052018010114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LÚCIA DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LÚCIA"
    "autor_email" => "malupb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

O presente Artigo, basea-se em um Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido durante o ano de 2015, em uma turma do 9º ano, de uma Escola Estadual do Ensino Fundamental na cidade de Itabaiana-PB, cujo objetivo é suscitar reflexões sobre as ações, do individuo ou do grupo, de exercer um papel responsável diante das transformações sociais e ambientais do planeta, percebendo as relações entre o Meio Ambiente e Consumo partindo de reflexões críticas propiciadas por textos de diversos gêneros relacionados ao tema: “Meio Ambiente e Consumo: o que temos e o que queremos?”. Oralidade: escuta e produção e exposição dos trabalhos produzidos pelos próprios alunos, com o propósito de promover uma prática integral, capaz de ampliar sua capacidade linguística, buscando elaborar e propor os conteúdos em uma sequência didática que os levassem a se reconhecerem como sujeitos discursivos, portanto construtores de sentido.O aporte teórico que fundamentou este trabalho foram os estudiosos Chavenato (2004), Gore (2006) e Smith(2007). Pauta-se ainda nos estudiosos que tratam dos gêneros discursivos Marcushi (2008), Bakhtin (1997), dentre outros. Para tal estudo, foi realizada a pesquisa em uma prática de ensino aprendizagem. Os dados obtidos indicaram que um trabalho feito de forma interdisciplinar pode levar em conta as representações que a comunidade escolar tem a respeito das relações entre meio ambiente e o consumo e não pode deixar de debater a posição peculiar de cada individuo e o poder que o mesmo tem em fazer a diferença além de ampliar capacidade lingüística na oralidade e a escrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.