O presente Artigo, basea-se em um Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido
durante o ano de 2015, em uma turma do 9º ano, de uma Escola Estadual do Ensino
Fundamental na cidade de Itabaiana-PB, cujo objetivo é suscitar reflexões sobre as
ações, do individuo ou do grupo, de exercer um papel responsável diante das
transformações sociais e ambientais do planeta, percebendo as relações entre o Meio
Ambiente e Consumo partindo de reflexões críticas propiciadas por textos de diversos
gêneros relacionados ao tema: “Meio Ambiente e Consumo: o que temos e o que
queremos?”. Oralidade: escuta e produção e exposição dos trabalhos produzidos pelos
próprios alunos, com o propósito de promover uma prática integral, capaz de ampliar
sua capacidade linguística, buscando elaborar e propor os conteúdos em uma sequência
didática que os levassem a se reconhecerem como sujeitos discursivos, portanto
construtores de sentido.O aporte teórico que fundamentou este trabalho foram os
estudiosos Chavenato (2004), Gore (2006) e Smith(2007). Pauta-se ainda nos estudiosos
que tratam dos gêneros discursivos Marcushi (2008), Bakhtin (1997), dentre outros.
Para tal estudo, foi realizada a pesquisa em uma prática de ensino aprendizagem. Os
dados obtidos indicaram que um trabalho feito de forma interdisciplinar pode levar em
conta as representações que a comunidade escolar tem a respeito das relações entre
meio ambiente e o consumo e não pode deixar de debater a posição peculiar de cada
individuo e o poder que o mesmo tem em fazer a diferença além de ampliar capacidade
lingüística na oralidade e a escrita.