Resumo: O trabalho com a gramática na sala de aula pode ser realizado a partir de várias perspectivas, desde a tradicional até a reflexiva, a respeito dessa última adotamos a análise linguística. Ainda que vários estudos venham sendo realizados neste campo verificamos ainda uma carência de trabalhos, principalmente no que refere ao estudo da Sintaxe, uma vez que processo de construção de atividades de análise linguística torna-se mais trabalhoso, pois é pautado em encaminhamentos que possam contribuir para a produção e a reescrita de textos a partir de uma perspectiva dialógica. Mediante esta situação, este artigo apresenta-se com o objetivo de refletirmos a respeito da função sintática do aposto, além disso nos propomos a construir e analisar uma atividade que verdadeiramente atenda aos níveis de leitura e análise linguística. As bases teóricas que fundamentam o estudo assentam-se nos trabalhos de Bagno (2011), Geraldi (2004), Mendonça (2006) e Perini (1995), dentre outras produções que versam sobre o tema. Então, ressaltamos a possibilidade de integrar os eixos uso – leitura – e reflexão – análise linguística de modo complementar, através do gênero artigo de divulgação científica.