Resumo: O nosso estudo objetiva analisar as práticas escolares ocorridas no Colégio Seráfico de Santo Antônio (1941-1971), através das memórias de ex-alunos e documentos escritos disponíveis no acervo da Instituição. O Colégio funcionou durante 30 anos, formando mais de 1.400 alunos, com um currículo diversificado, abrangendo disciplinas de Português, Matemática, História, Religião, Civilidade, Francês, Inglês, Alemão, Grego, além de Educação Física, com ênfase para o Futebol, Voleibol, Basquete e Ginástica Olímpica. O estudo pauta-se na Nova História Cultura, a qual incluiu a discussão de novas temáticas a serem abordadas, dando voz a objetos e sujeitos que antes eram silenciados pela História dita tradicional. Dentre as várias reflexões desenvolvidas nesse estudo, pudemos concluir que o CSSA constituiu-se, com uma educação de cunho religioso, preparando alunos para a formação eclesiástica, porém nem todos os alunos se tornaram frades, tendo outras formações como advogadas, professores universitários, e várias outras profissões exercidas no norte - nordeste brasileiro, mediante um currículo e práticas escolares que enfatizaram uma formação religiosa.
Palavras-chave: Práticas Escolares, CSSA, Memórias.