As dificuldades de aprendizagem representam significativo número dos casos de queixas escolares e encaminhamentos de crianças aos diversos setores relacionados à saúde mental. A Psicopedagogia Clínica apresenta-se como importante área de avaliação e intervenção nesse setor. O trabalho em uma clínica escola que atende em Psicopedagogia Clínica instigou a buscar uma melhor compreensão acerca das causas subjacentes aos encaminhamentos de possíveis diagnósticos de dificuldades de aprendizagem. Para tanto, realizamos um levantamento dos casos encaminhados por escolas da rede pública à clínica ao setor de Psicopedagogia Clínica da Universidade de Marília em um período de quatro meses, investigando qual foi a queixa identificada pelo serviço de triagem do setor. Os dados encontrados permitiram visualizar que, em cerca de um terço dos encaminhamentos, o atendimento não foi realizado pordesinteresse da família. Dos casos atendidos em triagem, mais da metade das queixas referiam-se a dificuldades em leitura e escrita; e cerca de 20% dos casos, as dificuldades apresentadas estavam relacionadas às questões emocionais, familiares ou comportamentais, já os Transtornosde Aprendizagem representavam a menor parcela.Os dados coletados sugerem a necessidade de um trabalho efetivo junto às famílias para garantir o acesso das crianças aos serviços oferecidos, bem como a necessidade de se pensar a importância de fatores emocionais e comportamentais no processo de aprendizagem e, por fim, o número importante de dificuldades relacionadas à leitura e escrita, evidenciando a necessidade de se investigar os fatores que podem estar incidindo em um desenvolvimento deficiente do processo de aquisição da linguagem