Este estudo discute o processo de aquisição da linguagem escrita tomando, por princípio, os aspectos complementares do uso contínuo e inconcluso de que essa habilidade se reflete, em relação à alfabetização e o letramento que têm um papel fundamental para um melhor desenvolvimento da aprendizagem da criança, que se inicia inclusive a partir da educação infantil e se estende ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. E é sob esta ótica dialógica de reflexão sobre os procedimentos feitos em sala de aula, com base nos aspectos da avaliação e observando quais são os fatores que dificultam os diferentes processos de aprendizagem, no que diz respeito à aquisição da leitura e da escrita. Buscamos apoio em autores como Bakhtin (1992), Ferreiro e Teberosky (1985), Foucambert (1994), Goulart e Wilson (2013), Koch (2009), Smolka (2012), Zilberman (1999), entre outros. Esses pesquisadores defendem a ideia de que o indivíduo, como um todo, utiliza os gêneros do discurso para a comunicação verbal, mesmo que em alguns casos não tenham plena consciência, da função social de cada gênero. Conforme resultado da observação no campo de estágio, constatou-se que, a criança pode ser plenamente inserida no mundo da escrita, desde que ela seja orientada ao mesmo tempo e, que, apesar das dificuldades, com as atividades com gêneros textuais a criança produz e desenvolve a leitura e a escrita de modo significativo desenvolvendo suas capacidades cognitivas, por meio do processo de alfabetização e letramento, que a escrita ocupa, no contexto social escolar e fora dela.