A língua escrita está presente de maneira visível nas atividades cotidianas. Além de veículo de informação, também condutora de sentimentos, reflexões. Elucubra saberes e habilidades do escritor e valores da nossa Língua Portuguesa. Essas características são retratadas em enunciados escritos no nosso meio social, por exemplo, nos livros, embalagens de produtos, propagandas comerciais, faixas, dentre outros. Mesmo imersos num mundo letrado, a Língua Portuguesa é erroneamente rotulada, principalmente pelos discentes, como idioma dificílimo de textualizar corretamente. No que confere a essa perspectiva, nota-se que está na ortografia um dos fatores mais gritantes no desafio de manejar a escrita. Inclinados a essa problemática, nosso objetivo, neste trabalho, é analisar as ultrapassadas ações pedagógicas mecanicistas e propor um ensino que aborde a ortografia como elemento de investigação, a fim de ampliar a cultura letrada dos educandos, com vistas a práticas que os levem à aquisição da escrita, considerando a importância do universo social letrado a que fazem parte. Visando estabelecer uma reconstrução de saberes vinculado à ortografia, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, análise de textos dos alunos de escolas estaduais e municipais do município de Maruim/SE, pesquisa de campo protagonizada pelos discentes para análise ortográfica e exposição de murais fotográficos construídos pelos educandos partícipes do projeto. Temos como resultados iniciais o monitoramento, a reconstrução e reelaboração das produções escritas pesquisadas, o que sugere um processo de apropriação da língua escrita.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino, Escrita, Língua Portuguesa, Ortografia.