Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

PROJETO PEDAGÓGICO: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: LEITURA, , PRÁTICA PEDAGÓGICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Comunicação Oral (CO) GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43597
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 52
    "inscrito_id" => 79
    "titulo" => "PROJETO PEDAGÓGICO: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este Trabalho tem como objetivo discutir o processo de ensino da leitura em uma perspectiva lúdica e simbólica, tendo como referência o Projeto “Leitura Mediação Pedagógica” (2017), através da literatura Infantil o Patinho Feio, coordenado pela professora Elisângela Justino, na Escola Municipal de Ensino Infantil e fundamental João Francisco dos Santos (zona rural) Riacho verde- Gurinhém. Para tanto, defende-se uma proposta de trabalho em que o professor, como mediador desse processo, tenha conhecimento das estratégias realizadas pelo aluno e das estratégias de mediação que ampliam a compreensão leitora. Aula prática, com enfoque da sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes da prática docente deixando um pouco as regras gramaticais. Ensinar através das sequências Didáticas é deixar para segundo plano o ensino da variedade padrão e passar a priorizar o ensino como ponto de partida do trabalho do professor, para que seus alunos tenham a oportunidade de lidar com a língua em seus mais variados e amplos usos no dia a dia. A Inserção dos alunos em práticas de leitura e escrita de modo significativo, a fim de fomentar a formação de sujeitos- leitoras envolvidos em práticas sociais e comunicativas  essenciais a compreensão do contexto sócio histórico político. Apresenta-se uma sequência didática aplicada à leitura como um auxílio metodológico de mediação para professores de todas as áreas, considerando essa atividade como instrumento de aprendizagem tanto de um determinado conhecimento quanto do próprio ato de ler"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "LEITURA,, PRÁTICA PEDAGÓGICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA5_ID79_15052018152646.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISÂNGELA JUSTINO"
    "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA"
    "autor_email" => "anginhaluz2009@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43597
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 52
    "inscrito_id" => 79
    "titulo" => "PROJETO PEDAGÓGICO: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este Trabalho tem como objetivo discutir o processo de ensino da leitura em uma perspectiva lúdica e simbólica, tendo como referência o Projeto “Leitura Mediação Pedagógica” (2017), através da literatura Infantil o Patinho Feio, coordenado pela professora Elisângela Justino, na Escola Municipal de Ensino Infantil e fundamental João Francisco dos Santos (zona rural) Riacho verde- Gurinhém. Para tanto, defende-se uma proposta de trabalho em que o professor, como mediador desse processo, tenha conhecimento das estratégias realizadas pelo aluno e das estratégias de mediação que ampliam a compreensão leitora. Aula prática, com enfoque da sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes da prática docente deixando um pouco as regras gramaticais. Ensinar através das sequências Didáticas é deixar para segundo plano o ensino da variedade padrão e passar a priorizar o ensino como ponto de partida do trabalho do professor, para que seus alunos tenham a oportunidade de lidar com a língua em seus mais variados e amplos usos no dia a dia. A Inserção dos alunos em práticas de leitura e escrita de modo significativo, a fim de fomentar a formação de sujeitos- leitoras envolvidos em práticas sociais e comunicativas  essenciais a compreensão do contexto sócio histórico político. Apresenta-se uma sequência didática aplicada à leitura como um auxílio metodológico de mediação para professores de todas as áreas, considerando essa atividade como instrumento de aprendizagem tanto de um determinado conhecimento quanto do próprio ato de ler"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "LEITURA,, PRÁTICA PEDAGÓGICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA5_ID79_15052018152646.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISÂNGELA JUSTINO"
    "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA"
    "autor_email" => "anginhaluz2009@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Este Trabalho tem como objetivo discutir o processo de ensino da leitura em uma perspectiva lúdica e simbólica, tendo como referência o Projeto “Leitura Mediação Pedagógica” (2017), através da literatura Infantil o Patinho Feio, coordenado pela professora Elisângela Justino, na Escola Municipal de Ensino Infantil e fundamental João Francisco dos Santos (zona rural) Riacho verde- Gurinhém. Para tanto, defende-se uma proposta de trabalho em que o professor, como mediador desse processo, tenha conhecimento das estratégias realizadas pelo aluno e das estratégias de mediação que ampliam a compreensão leitora. Aula prática, com enfoque da sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes da prática docente deixando um pouco as regras gramaticais. Ensinar através das sequências Didáticas é deixar para segundo plano o ensino da variedade padrão e passar a priorizar o ensino como ponto de partida do trabalho do professor, para que seus alunos tenham a oportunidade de lidar com a língua em seus mais variados e amplos usos no dia a dia. A Inserção dos alunos em práticas de leitura e escrita de modo significativo, a fim de fomentar a formação de sujeitos- leitoras envolvidos em práticas sociais e comunicativas essenciais a compreensão do contexto sócio histórico político. Apresenta-se uma sequência didática aplicada à leitura como um auxílio metodológico de mediação para professores de todas as áreas, considerando essa atividade como instrumento de aprendizagem tanto de um determinado conhecimento quanto do próprio ato de ler

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.