Sabe-se que a leitura é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. As escolas são as principais instâncias que podem propiciar acesso aos livros e promover a formação do leitor. Por isso, é de real importância este estudo para que melhores formas de promoção da leitura em sala de aula sejam exploradas. Unindo os conhecimentos da psicologia acerca do desenvolvimento da autonomia com os relacionados ao letramento literário, tem-se uma pesquisa que visa, de modo geral, investigar o papel da escolha dos livros literários no ensino médio, em escolas públicas, no processo de letramento literário e na construção da autonomia dos discentes. Para tanto, busca-se identificar em documentos oficiais, da educação para o ensino médio, a proposta educacional para o letramento literário e para a autonomia, compreendendo o processo de desenvolvimento da autonomia segundo Piaget (1994) e Kolberg (2007). Este é um estudo descritivo de cunho qualitativo. Como metodologia, utilizamos a perspectiva de Flick (2009) e Gil (2002) e para a análise dos dados, Bardin (1977). Após a revisão de literatura e estruturação do projeto, o submeteremos ao Comitê de Ética da UNEB, realizaremos análise dos documentos oficiais e aplicaremos um questionário aos professores de língua portuguesa de dois colégios estaduais de Teixeira de Freitas. Espera-se, com este estudo, que se possa compreender a importância dos diferentes processos de escolha dos livros literários para a construção da autonomia do discente e que seja ampliada as concepções acerca do conceito de letramento literário.