Compreendendo o letramento literário como um processo de apropriação da literatura (COSSON; PAULINO, 2009) em que os sujeitos atualizam e constituem sentidos para os textos lidos, este trabalho pretende realizar uma reflexão acerca de uma experiência de ensino e aprendizagem de literatura no âmbito da educação básica. Trata-se da descrição e análise de uma sequência didática desenvolvida, em 2017, para estudo do Barroco em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Itaporanga. Os estudos desenvolvidos durante a sequência envolveram os aspectos sócio-históricos da estética barroca, a obra de Gregório de Matos e elementos da linguagem fotográfica a partir de trabalhos de Zdenek Sindelar. Como culminância, os alunos realizaram uma tradução intersemiótica para o campo da fotografia do soneto escrito pelo poeta baiano no século XVII e musicado e intitulado Mortal Loucura, em 2005, por José Miguel Wisnik e Caetano Veloso. As fotografias, que exploraram características estéticas da arte barroca – como o jogo entre claro e escuro e a dramaticidade –, foram organizadas em uma exposição que demonstrou a perenidade da obra de Gregório de Matos. Assim, este trabalho evidencia a possibilidade de aproximar os estudantes da poesia produzida no século XVII, através de um diálogo criativo, capaz de inseri-los em uma cadeia discursiva que amplia os espaços de interação com a literatura. Do ponto de vista teórico, recorremos a Cosson (2006), Cosson e Paulino (2009), Lajolo (2008), Ferrara (2007), Pietrofrote (2004) e Plaza (2010).