LETRAMENTO LITERÁRIO E INTERSEMIOSE: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA POESIA DE GREGÓRIO DE MATOS
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Trata-se da descrição e análise de uma sequência didática desenvolvida, em 2017, para estudo do Barroco em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Itaporanga. Os estudos desenvolvidos durante a sequência envolveram os aspectos sócio-históricos da estética barroca, a obra de Gregório de Matos e elementos da linguagem fotográfica a partir de trabalhos de Zdenek Sindelar. Como culminância, os alunos realizaram uma tradução intersemiótica para o campo da fotografia do soneto escrito pelo poeta baiano no século XVII e musicado e intitulado Mortal Loucura, em 2005, por José Miguel Wisnik e Caetano Veloso. As fotografias, que exploraram características estéticas da arte barroca – como o jogo entre claro e escuro e a dramaticidade –, foram organizadas em uma exposição que demonstrou a perenidade da obra de Gregório de Matos. 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