Este trabalho pretende perscrutar narrativas de professores e professoras de história atuantes na educação básica pública e que incorporaram nas suas práticas educativas saberes e experiências tocantes à diversidade de gênero e sexualidade(s) no Cariri cearense do século XXI. De igual modo, almeja analisar narrativas de estudantes do Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Regional do Cariri (URCA), no mesmo recorte temporal mencionado. Essa delimitação pretende fecundar o debate e a produção de conhecimentos históricos no que diz respeito às práticas de ensino e à formação docente, concomitantemente. A partir da história cultural, o estudo faz uso dos conceitos memória e sensibilidade, e vem sendo desenvolvido a partir da metodologia da história oral. Para isso, conta com a atuação de dois bolsistas de iniciação científica. Como resultados parciais é profícuo inferir que tomando o multiculturalismo como uma postura ética e política essencial para a construção de novas formas de ensinar e aprender história diante das demandas do século XIX, as narrativas de professores e estudantes tocantes às práticas de ensino e aprendizagens colocam em cena uma pluralidade de sentidos e muitos desafios a serem enfrentados dentro e fora da sala de aula