Artigo Anais XIII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

EDUCAÇÃO EM DIREITOS, PELO FIM DA VIOLÊNCIA

Palavra-chaves: GÊNERO, SEXUALIDADES, VIOLÊNCIA DE GÊNEROS, FEMINISMO, FEMINISMO Comunicação Oral (CO) GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação
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Além dos dispositivos\r\n legais e punições previstas para esta violação dos direitos humanos, são necessárias medidas educativas que\r\n contribuam para a cultura da paz e do respeito entre as pessoas, destacando-se as reflexões sobre as questões\r\n de gênero, sexualidade e combate à homofobia. Este trabalho objetiva analisar resultados do Projeto de\r\n Extensão “Gênero e sexualidade em debate: educação em direitos pelo fim da violência”, realizado em 2017, na Escola Pública Estadual Carlota Barreira no município de Areia-PB. A metodologia qualitativa foi\r\nExtensão “Gênero e sexualidade em debate: educação em direitos pelo fim da violência”, realizado em 2017, na Escola Pública Estadual Carlota Barreira no municíp adotada para coletar dados por meio de atividades pedagógicas e questionários semiabertos junto ao público\r\n envolvido: estudantes do Ensino Médio. As discussões estão apoiadas no referencial de Bourdieu e de\r\n estudos feministas sobre gênero e sexualidade. Os resultados apontam que há desconhecimento sobre\r\n conceitos de gênero e sexualidade, que nos anos de educação básica as abordagens destes foram deficitárias, mas que há interesse dos estudantes, pois estes acusam a necessidade de que tais temas sejam tratados na\r\nconceitos de gênero e sexualidade, que nos anos de educação básica as abordagens destes foram deficitárias, mas que há interesse dos estudantes, pois estes acus escola. Portanto, diante dos achados, as estratégias pedagógicas se confirmam como ações educativas válidas\r\n para ampliação do conhecimento, para o enfrentamento dos preconceitos e da violência, na direção da\r\n construção de uma sociedade mais próxima do respeito aos direitos humanos e à convivência respeitosa entre\r\n as pessoas, com vistas à igualdade de gêneros em todos os espaços, inclusive no ambiente escolar. 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Publicado em 13 de julho de 2018

Resumo

A violência contra as mulheres e pessoas LGBT mostra-se crescente e revela-se como expressão do machismo, ocorrendo nas residências, nas ruas e também no interior das escolas. Além dos dispositivos legais e punições previstas para esta violação dos direitos humanos, são necessárias medidas educativas que contribuam para a cultura da paz e do respeito entre as pessoas, destacando-se as reflexões sobre as questões de gênero, sexualidade e combate à homofobia. Este trabalho objetiva analisar resultados do Projeto de Extensão “Gênero e sexualidade em debate: educação em direitos pelo fim da violência”, realizado em 2017, na Escola Pública Estadual Carlota Barreira no município de Areia-PB. A metodologia qualitativa foi adotada para coletar dados por meio de atividades pedagógicas e questionários semiabertos junto ao público envolvido: estudantes do Ensino Médio. As discussões estão apoiadas no referencial de Bourdieu e de estudos feministas sobre gênero e sexualidade. Os resultados apontam que há desconhecimento sobre conceitos de gênero e sexualidade, que nos anos de educação básica as abordagens destes foram deficitárias, mas que há interesse dos estudantes, pois estes acusam a necessidade de que tais temas sejam tratados na escola. Portanto, diante dos achados, as estratégias pedagógicas se confirmam como ações educativas válidas para ampliação do conhecimento, para o enfrentamento dos preconceitos e da violência, na direção da construção de uma sociedade mais próxima do respeito aos direitos humanos e à convivência respeitosa entre as pessoas, com vistas à igualdade de gêneros em todos os espaços, inclusive no ambiente escolar.

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