A violência contra as mulheres e pessoas LGBT mostra-se crescente e revela-se como expressão do
machismo, ocorrendo nas residências, nas ruas e também no interior das escolas. Além dos dispositivos
legais e punições previstas para esta violação dos direitos humanos, são necessárias medidas educativas que
contribuam para a cultura da paz e do respeito entre as pessoas, destacando-se as reflexões sobre as questões
de gênero, sexualidade e combate à homofobia. Este trabalho objetiva analisar resultados do Projeto de
Extensão “Gênero e sexualidade em debate: educação em direitos pelo fim da violência”, realizado em 2017, na Escola Pública Estadual Carlota Barreira no município de Areia-PB. A metodologia qualitativa foi
adotada para coletar dados por meio de atividades pedagógicas e questionários semiabertos junto ao público
envolvido: estudantes do Ensino Médio. As discussões estão apoiadas no referencial de Bourdieu e de
estudos feministas sobre gênero e sexualidade. Os resultados apontam que há desconhecimento sobre
conceitos de gênero e sexualidade, que nos anos de educação básica as abordagens destes foram deficitárias, mas que há interesse dos estudantes, pois estes acusam a necessidade de que tais temas sejam tratados na
escola. Portanto, diante dos achados, as estratégias pedagógicas se confirmam como ações educativas válidas
para ampliação do conhecimento, para o enfrentamento dos preconceitos e da violência, na direção da
construção de uma sociedade mais próxima do respeito aos direitos humanos e à convivência respeitosa entre
as pessoas, com vistas à igualdade de gêneros em todos os espaços, inclusive no ambiente escolar.