Trata-se de um relato de experiência sobre o trabalho educativo, promovido por um grupo de gestantes voltado a mulheres no ciclo gravídico-puerperal. O universo caracterizado para efeito desta investigação foi composto por gestantes que frequentam o grupo ISHTAR, localizada na região metropolitana na cidade do Recife-PE. Objetivou conhecer os efeitos das ações educativas em um grupo de gestantes para a escolha do parto humanizado. No período de estudo obteve-se uma amostra de 40 gestantes. Foi visto que maior parte das gestantes eram primíparas, com ensino superior e idade média de 32 anos. Todas se mostraram satisfeitas quanto ao preparo para o parto promovido pelo grupo. As mesmas reconheceram a importância do grupo no pré-natal como apoio às escolhas seguras e conscientes no momento do parto. Considerando que este microambiente desenvolveu estratégias de diversas maneiras de forma interdisciplinar, interativa e dinâmica direcionando a promoção da saúde. O grupo mostrou uma estratégia viável no que concerne a educação, foi percebido que o grupo de gestantes fortaleceu o empoderamento feminino e facilitou no planejamento e idealização do parto humanizado como um evento único na vida das mulheres, havendo uma resposta positiva.