O presente trabalho teve como objetivo promover uma reflexão sobre questões relativas a educação sexual na escola, especialmente no que se refere à diversidade de identidades sexuais, numa perspectiva de superação de (pre)conceitos e tabus que envolvem a abordagem da sexualidade. A discussão foi realizada no intuito de aprofundar debates, valorizar a diversidade sexual na escola e incentivar práticas educativas que contribuam para um convívio social mais democrático, tendo em vista que as relações de poder que ditam padrões heteronormativos colocam alguns alunos e alunas em posição de vulnerabilidade, hierarquizando as relações sociais. A intervenção foi realizada em uma escola estadual de ensino fundamental e médio no município de João Pessoa, com turmas de ensino médio regular do turno da noite e os procedimentos metodológicos decorreram de uma pesquisa participativa, através da qual as atividades aplicadas propiciaram tanto a coleta de dados quanto a intervenção na comunidade escolar. Constatamos uma quebra de paradigmas a partir das intervenções realizadas, em que alunos e alunas puderam expressar suas percepções e ansiedades acerca da temática, o que contribuiu para a fruição dos debates. Pontuamos a importância de uma formação docente voltada para a abordagem da sexualidade por meio de um ensino/aprendizagem mais adequado e plural no sentido de que se assumam posturas não discriminatórias e não excludentes no ambiente escolar.