LEANDRO, Andressa Barbosa De Farias. . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38910>. Acesso em: 24/11/2024 21:31
O escotismo elaborado, no início do século XX (1907), pelo general inglês Baden-Powell se constitui em um método de educação extraescolar, para a complementação da educação de crianças e jovens em diversos países, inclusive no Brasil. Influenciado pelas reflexões dos teóricos da educação do início do século XX, Baden-Powell argumentava que a educação é um processo contínuo que acontece de dentro para fora, acreditava que se o jovem fosse estimulado de forma correta, poderia desenvolver suas habilidades tanto físicas quanto intelectuais e o escotismo poderia contribuir para a formação desses jovens, através de valores que os acompanhariam ao longo da vida. Assim, elaborou um método educativo que estimulava o jovem a buscar o seu próprio desenvolvimento, através de atividades práticas realizadas ao ar livre, pois acreditava que os jovens poderiam desenvolver as suas capacidades através das experiências vividas e do aprender fazendo. Este artigo tem por objetivo problematizar as aproximações entre o escotismo e a renovação pedagógica ocorrida no início do século XX. A pesquisa que se constrói a partir de uma análise bibliográfica acerca das obras que versam sobre o escotismo, renovação da escola e pedagogia ativa, constatou que o escotismo, desde os seus primórdios, foi influenciado pelas ideias pedagógicas que estavam sendo postas em prática no início do século XX. Ao elaborar o seu Método Escoteiro, Baden-Powell coadunava com as inovações educacionais de sua época, que visavam transformar a escola e o seu papel educativo, adequando-os à sociedade moderna. Em meio à efervescência dos debates e das experiências da renovação pedagógica, Baden-Powell idealizou um Movimento infanto-juvenil que associava educação ao ar livre, fundamentado na autoeducação, no desenvolvimento moral, intelectual e físico.