As escolas públicas no Brasil enfrentam diversas dificuldades, como: falta de professores capacitados, estrutura física, interesse dos alunos, entre outros problemas que persistem. Podemos facilmente perceber que a escola necessita de meios alternativos que diminuam as dificuldades enfrentadas no processo de aprendizagem, que façam os alunos assimilarem melhor os conteúdos vivenciados em sala de aula e aperfeiçoem seus conhecimentos, por esse motivo é trazido uma ferramenta auxiliadora que potencializa o conhecimento adquirido pelo aluno, tal ferramenta é a experimentação, que traz um mundo novo para os discentes, motivando e estimulando seu interesse, além de mostrar que o que foi trabalhado em sala tem relevância em sua vida e que diversas teorias podem apresentar algumas variações no seu resultado quando experimentada. As práticas experimentais promovem a análise, investigação, discussão, construção de hipóteses, entre outras formas de exploração do ensino de Física. Será mostrado que a utilização desse método é algo que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos e que sua aplicabilidade por muitas vezes é colocada em dúvida, pelo medo de sua utilização, por não saber a melhor maneira de introduzi-la ou pelo tempo demandado em seu planejamento e elaboração. A análise feita será baseada em diversas pesquisas pelos mais diversos autores que tiveram discernimento de buscar formas de tirar um pensamento criado pelos alunos de que a física é uma matéria muito complexa e de difícil assimilação. A transformação do pensamento do discente sobre a disciplina é algo que será encarado como um dos principais objetivos dessa pesquisa para obtenção da melhor aprendizagem.