Este trabalho objetiva discutir as políticas públicas para superação da retenção e evasão escolar nos Institutos Federais, tomando como referência o Relatório de Auditoria do TCU (2012), o Acórdão nº 506/2013 do TCU (2013); e, o Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (MEC, 2014), bem como apresentar a situação dos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Salgueiro frente ao fenômeno da evasão escolar. Para as discussões sobre evasão escolar, nos apoiamos nas ideias de Dore et al (2014); Dore e Lüscher (2011); Arroyo (1993; 2010; 2011); Pacheco (2011); entre outros. O estudo foi realizado em um dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, utilizando como espaço amostral do fenômeno da evasão escolar os cursos técnicos de nível médio na modalidade integrada, compreendidos pelos cursos técnicos de Agropecuária, Edificações e Informática, no período de 2011 a 2016. Para levantamento dos dados da evasão, utilizou-se como espaço amostral os cursos técnicos de nível médio na modalidade integrada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Salgueiro – IFSertão-PE Campus Salgueiro. Para levantamento dos dados de evasão, utilizou-se o Sistema de Apoio à Gestão Escolar – SAGE do Campus (2017), para levantamento das causas da evasão, utilizou-se o relatório realizado pela comissão de evasão do Campus Salgueiro, realizado no ano de 2015. A partir dos estudos feitos, percebeu-se que há um grande desafio a ser superado e um longo caminho a ser percorrido a fim de superar a evasão e retenção escolar, e que ações emergenciais precisam ser tomadas para que de fato os Institutos Federais possam cumprir com o propósito porque foram criados. As políticas públicas precisam ser implementadas para se reduzir a evasão nos Institutos Federais.