O estágio supervisionado é muito importante para a formação acadêmica do estudante de licenciatura, pois, surge como uma forma de colocar em prática aquilo que já foi visto na teoria durante o processo acadêmico. A disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 3, do curso de Ciências Biológicas/ Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, busca promover a discussão acerca da aproximação do licenciando com a vivencia em sala de aula, assim como, a elaboração, aplicação e avaliação de propostas de ensino de ciências voltadas para o ambiente escolar. Este trabalho objetiva relatar as experiências e práticas desenvolvidas no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Recife-PE, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, a partir do planejamento didático realizado conciliamos duas ferramentas as quais se caracterizam como instrumentos atrativos em relação ao interesse dos estudantes a diversos assuntos, são elas: sequência didática e jogo didático. Entre as temáticas no campo das ciências biológicas, encontra-se a zoologia (estudo dos animais), muita das vezes o estudo dessa área acaba se configurando como fragmentado e desconectado, situação essa consequente de uma abordagem essencialmente morfológica do tema. Diante disso o assunto escolhido para ser trabalhado foi o Filo Chordata, a sequência didática ficou dividida em três momentos: observação da turma e regência livre, aplicação do jogo didático e aplicação do instrumento avaliativo. De maneira geral, as atividades aplicadas foram bem aceitas e caracterizadas como positivas por parte dos alunos e da professora, houve a participação ativa em todos os momentos e a partir das atividades propostas durante o período de regência conseguiram compreender conceitos trabalhados em sala de aula. Dessa forma, concluímos que as ferramentas didáticas planejadas e aplicadas contribuíram não apenas para a formação dos licenciandos como também promoveram a compreensão da importância do estudo dos cordados por parte dos alunos.