LIMA, João Mateus Sousa. Vi-me sendo professor: relato de experiência. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38883>. Acesso em: 23/12/2024 05:15
É comum encontrar professores que iniciam sua pratica docente antes de concluírem suas graduações, seja através de oportunidades em projetos de extensão universitária, estágios ou mesmo como atividade profissional voluntária. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo expor a experiência do autor, estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas, em um cursinho pré-vestibular popular, enquanto professor da disciplina Biologia. Em abril de 2017, passei a compor o corpo docente de um cursinho pré-vestibular popular, Projeto Vem Ser, enquanto professor de Biologia. As aulas do projeto ocorrem apenas nos fins de semana, então ministro uma aula com duração de 1,5 horas por mês. Na primeira aula, quando encarei a turma pela primeira vez, o nervosismo esteve bem presente no início, mas no decorrer da aula me sentia mais à vontade, no entanto não integralmente tranquilo. Fui relaxando mais ao perceber que estava conseguindo desenvolver a aula de forma simples e objetiva, além disso ver que aparentemente a maioria dos alunos se mantinha interessada em compreender a temática. Nas demais aulas, ainda estive nervoso, mas agora conseguindo desde o princípio perceber tal momento como algo que era capaz de lidar e levar de maneira proveitosa e efetiva para atingir os objetivos propostos a tal.Essa experiencia, atrelada à minha atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – subprojeto Biologia – ao qual ingressei na mesma época de ingresso no cursinho, me fazem refletir cotidianamente acerca do meu papel, na minha atuação e sobretudo na minha formação, enquanto um futuro professor de Ciências e Biologia. Tal reflexão me faz compreender que a formação não pode ser tratada como um acúmulo de cursos e técnicas, mas sim como um processo reflexivo e crítico sobre a prática educativa. Levando em consideração tudo o que foi exposto, considero que a prática docente, em seu início, se mostra complexa, uma vez que é exigido que o professor torne seu acúmulo teórico sobre sua atuação profissional algo real e pragmático, de forma efetiva e objetiva. Mas no decorrer do processo, as atividades docentes vão se tornando menos complexas, se planejadas. Vale salientar a importância de o professor trabalhar sempre em consonância com suas formações pessoal, social e profissional. Além disso, praticar sempre o exercício da reflexão acerca dos papeis a serem desempenhados por ele e de suas formações, nesse caso, principalmente a profissional. Refletir cotidianamente acerca de sua atuação docente é algo que deve ser prezado por todo profissional que se sujeita a prática docente. Não tem como fazer educação, criticamente, sem pensar no, e como desempenhar o papel do professor. Considero, por fim, que a formação docente deve ser pautada principalmente nessa perspectiva crítica e não apenas na visão conteudista e tradicional, que percebo estar, cada vez mais, ganhando espaço em meio à formação de professores.