A sociedade passa por importantes transformações que acaba por influenciar diretamente no fazer pedagógico, tendo em vista que as práticas educativas têm por objetivo contribuir para a formação crítica do cidadão, na qual essas mudanças nas relações sociais refletem diretamente na forma de organização e impõem novas concepções ao ensino, como forma de adequação as novas exigências advindas da sociedade do conhecimento, neste sentido as novas tecnologias na educação têm trazido para o meio educacional desafios para a escola e, sobretudo, para a prática do professor fora e dentro da sala de aula, pois, exige agora um novo perfil de educador que não é mais aquele que apenas expõe um conteúdo e depois exige os resultados nas avaliações, o professor deve ter a função de mediador entre o aluno e o conhecimento. Partindo deste posicionamento inicial, o presente trabalho busca analisar os desafios encontrados pela escola e pelos professores para inserir e trabalhar com o aluno no mundo das novas tecnologias, ao mesmo tempo em que procura identificar os problemas enfrentados por professores no contexto de sala de aula e os desafios para inserir o aluno no uso das novas tecnologias. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica aliada a uma pesquisa de campo, partindo de uma abordagem quantitativa e qualitativa junto a alunos e professores sobre a utilização destes recursos em sala de aula. A pesquisa contou com a participação de trinta e dois alunos do primeiro ano do médio e dez professores das diferentes áreas do conhecimento, da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas, localizada na cidade de Pombal no Estado da Paraíba.