ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNIÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36901 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1283 "inscrito_id" => 6397 "titulo" => "ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNIÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA." "resumo" => "O mundo atual encontra-se em constante mudança, e isso reflete diretamente nas consequências do processo de ensino que se vê obrigado a cumprir com novas exigências que se anunciam como desafios a serem superados, além de revelar que essas mudanças ocorrem em ritmo acelerado dando origem a várias intervenções na educação. O ensino brasileiro já caminha no sentido de promover mudanças significativas nos currículos das instituições de ensino básico e superior (Licenciaturas). E a princípio, estas mudanças já vislumbram os benefícios que as TIC’s podem proporcionar para o ensino de ciências como a química, atrelados à concepção de Aprendizagem Significativa. Levada por essas aspirações, a presente pesquisa objetiva propor o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação na viabilização de conhecimento para o aluno, e analisar a compreensão dos alunos sobre as soluções eletrolíticas, propondo o uso do software Phet Colorado, na perspectiva das TIC’s, com a finalidade desenvolver conceitos e habilidades envolvendo os processos de dissociação e ionização e suas implicações no âmbito das ligações químicas presentes nos compostos Iônicos e moleculares em turmas do pimeiro ano do Ensino Médio, com instrumento diagnóstico composto por seis itens envolvendo o conteúdo, para avaliar sob forma de estudo de caso, o grau de entendimento dos alunos antes e após a intervenção, além de utilizar um software específico para o ensino das ciências, evitando a repetição de comandos, vislumbrando a Aprendizagem Significativa e facilitando o trabalho do professor na sala de aula, contribuindo assim de forma significativa para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em turmas do primeiro ano do Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PHET COLORADO, TIC’S, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6397_10092017015231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JADER ANTONIO TRAJANO DUARTE" "autor_nome_curto" => "JADER DUARTE" "autor_email" => "g00674@ifibe.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36901 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1283 "inscrito_id" => 6397 "titulo" => "ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNIÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA." "resumo" => "O mundo atual encontra-se em constante mudança, e isso reflete diretamente nas consequências do processo de ensino que se vê obrigado a cumprir com novas exigências que se anunciam como desafios a serem superados, além de revelar que essas mudanças ocorrem em ritmo acelerado dando origem a várias intervenções na educação. O ensino brasileiro já caminha no sentido de promover mudanças significativas nos currículos das instituições de ensino básico e superior (Licenciaturas). E a princípio, estas mudanças já vislumbram os benefícios que as TIC’s podem proporcionar para o ensino de ciências como a química, atrelados à concepção de Aprendizagem Significativa. Levada por essas aspirações, a presente pesquisa objetiva propor o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação na viabilização de conhecimento para o aluno, e analisar a compreensão dos alunos sobre as soluções eletrolíticas, propondo o uso do software Phet Colorado, na perspectiva das TIC’s, com a finalidade desenvolver conceitos e habilidades envolvendo os processos de dissociação e ionização e suas implicações no âmbito das ligações químicas presentes nos compostos Iônicos e moleculares em turmas do pimeiro ano do Ensino Médio, com instrumento diagnóstico composto por seis itens envolvendo o conteúdo, para avaliar sob forma de estudo de caso, o grau de entendimento dos alunos antes e após a intervenção, além de utilizar um software específico para o ensino das ciências, evitando a repetição de comandos, vislumbrando a Aprendizagem Significativa e facilitando o trabalho do professor na sala de aula, contribuindo assim de forma significativa para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em turmas do primeiro ano do Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PHET COLORADO, TIC’S, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6397_10092017015231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JADER ANTONIO TRAJANO DUARTE" "autor_nome_curto" => "JADER DUARTE" "autor_email" => "g00674@ifibe.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }