O objetivo principal do presente trabalho foi refletir e desenvolver as trilhas ecológicas existentes no Parque Estadual Mata do Pau-Ferro, localizado em Areia, na Paraíba, como recurso pedagógico e forma privilegiada para a educação ambiental de jovens estudantes do Ensino Médio do mesmo município, a partir do método pedagógico do ver-julgar-agir, isto é, percepção do ambiente (ver), percepção do impacto ambiental (julgar) e percepção da gestão ambiental (agir). Nesse sentido, a trilha ecológica – interpretativa ou temática – e outros recursos didáticos, proporcionarão uma tomada de consciência das questões ambientais, por parte dos seus integrantes. A abordagem teórico-metodológica realizada este trabalho visa preencher uma lacuna acadêmica e escolar, aproximando estudantes dos cursos de Licenciatura da UFPB, Campus II, com os estudantes do Ensino Médio, bem como religando esse nível de ensino com as importantes questões ambientais do planeta, sensibilizando alunos para aspectos ambientais locais e mundiais. A execução das aulas teóricas em sala de aula, com a aplicação de conteúdos importantes para o desenrolar das aulas práticas, buscou despertar nos alunos de ensino médio participantes, um senso crítico a mais nesse âmbito. Além disso, a equipe condutora do projeto também pôde desenvolver tal percepção, uma vez que foi necessário pesquisa e fundamentação teórica na preparação e durante o andamento do projeto. Somado à temática da educação ambiental, o projeto também foi oportuno para o planejamento e ministração de aulas com conteúdo da disciplina de Biologia, procurando ver nas trilhas a possibilidade de popularizá-las como ferramentas a serem utilizadas nas aulas práticas, aproveitando a própria riqueza de recursos oferecidos pelo parque.