As produções literárias de Ariano Suassuna projetam um olhar sobre a cultura do Nordeste do Brasil, os costumes e tradições populares. Nesse sentido, as composições de suas peças teatrais e a construção dos personagens revelam tipos de nordestinos que satirizam e realizam reflexões sobre os conflitos do seres humanos. Este estudo tem como objetivo analisar possíveis alternativas metodológicas para a leitura do texto teatral em sala de aula. Sendo assim, contempla uma proposta metodológica a partir de uma pesquisa exploratória, numa abordagem descritiva, a partir da leitura das peças teatrais e o estudo das produções bibliográficas sobre a temática em questão. Portanto, as peças teatrais representam uma literatura que pode ajudar a tornar simples alunos em leitores competentes capazes de usufruir das produções literárias presentes no meio social. Desta forma, a leitura de ambas as comédias que aportam temáticas como a avareza, casamentos por conveniências, patrões que não enxergam os bons funcionários, a esperteza do pobre como uma arma de defesa para sobreviver numa sociedade egoísta e excludente, tudo que poderia ser trágico, dentro de um tratar cômico, de forma leve e com fortes reflexões filosóficas, sobre as questões existenciais do ser humano. Assim, a análise individual e comparativa entre Aululária de Plauto e de O santo e a porca de Ariano Suassuna, permitiu estabelecer reflexões sobre a crítica aos costumes sob a ótica dos autores, que apesar de apresentar semelhanças, cada produção teatral, mantém suas características e peculiaridades, Aululária apresenta os costumes e tradições da cidade de Atenas e O Santo e a porca representa a cultura nordestina. Contudo, é pertinente destacar o valor literário das comédias que dependendo das alternativas metodológicas podem potencializar atividades significativas de leitura, dentro de propostas didáticas, como o método recepcional, organizadas e planejadas com a intencionalidade para formação do leitor literário. Enfim, este estudo apresenta discussões e reflexões sobre a necessidade da escola investir em metodologias voltadas para formação do leitor, dentro de propostas didáticas que democratizem o acesso a leitura literária. A pesquisa contribuiu de forma significativa para fomentar discussões e reflexões que existe sim espaço e possibilidades de abordagem do texto dramático na sala de aula, apoiado em alternativas metodológicas capaz de a democratizar e acesso a leitura literária de forma prazerosa.