A formação de professores vem sendo foco de interpretação de vários estudos e pesquisas nas últimas décadas. Nunca se falou tanto em formação de professores, como nos dias atuais. O conhecimento e a experiência profissional como lócus da prática educativa trazem, à tona, reflexões acerca das questões que permeiam a profissão docente. Os estudos sobre a formação docente implicam um conhecimento das relações humanas, considerando o professor como um profissional inserido num debate para além do campo de sua atuação. Podemos ver de forma sucinta que os professores passaram por fases de valorização e desvalorização; hoje conseguiram alcançar alguns objetivos que eram seus de direito, mas ainda falta muito a percorrer para que a Educação e o profissional do Magistério sejam valorizados como merecem. Ser professor talvez seja mais que uma profissão, pois ultrapassa toda e qualquer barreira do entendimento. O profissional do magistério deverá buscar sempre fazer o melhor para atingir os objetivos e principalmente se comprometer em melhorar o mundo, pois sua competência está na forma como irá atuar no desenvolvimento de um ser ainda em formação.