Os jovens tem fácil acesso ao álcool e outras drogas psicoativas. Alguns, sobretudo os mais vulneráveis social e psicologicamente, podem fortalecer seus laços afetivos e desenvolver competências emocionais ao conversarem abertamente sobre o tema. Nessa linha, o trabalho apresenta resultados obtidos durante a execução do projeto de extensão DROGAS, EDUCAÇÃO, SAÚDE E EJA (DESEJA-2016): Escola ⇌ Sociedade ⇌ Universidade, uma parceria entre escolas públicas estaduais e o Departamento de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A proposta extensionista além de atuar na qualificação de agentes multiplicadores de ações inclusivas, promove e media debates democráticos e transversais sobre a temática drogas. O projeto buscou integrar esforços de diferentes áreas do conhecimento em ações envolvendo o eixo temático drogas em uma abordagem ampla e transdisciplinar, centrado no modelo educativo de redução de danos. Tendo por base os resultados dessa ação pedagógica, este trabalho descreve parte das ações educativas realizadas no Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira, localizada no município de São Gonçalo, RJ. Nessa perspectiva, discute-se a importância das abordagens participativas nas discussões sobre drogas e suas implicações sobre as emoções dos alunos. Em contraposição ao monologismo e às abordagens proibicionistas-punitivas, a análise das interações entre os estudantes revelou um potencial promissor da sala de aula como espaços de autoconhecimento, de conhecimento do próximo e de práticas de reposicionamento social com a escuta das experiências discentes. Dito de outra forma, o projeto oportuniza o desenvolvimento de competências emocionais através do esclarecimento ausente de mitos e preconceitos, o que pode favorecer decisões sadias e seguras em torno do tema.