A pesquisa que direcionou a elaboração deste Artigo buscou a compreensão em que escala a proposta pedagógica e as suas implicações do Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente (CAIC) no processo de inclusão escolar dos discentes com necessidades especiais, possibilitando ao docente o desenvolvimento de um olhar crítico não só sobre a sua atuação, como também a respeito dos resultados alcançados sobre suas próprias ações, promover reflexões efetivas sobre os diferenciais promovidos pelas ações educativas fundamentadas tanto no laço quanto na solidariedade, notoriamente de forma inequívoca objetivamente termina potencializando ainda mais nesse contexto a afetividade nos rituais fenomenológicos que se finda em sala de aula, as mudanças de atitude vão promover um rompimento com o paradigma anterior dos trabalhos que eram desenvolvidos sob uma lógica positivista sob o mesmo ambiente. Sob esse novo paradigma constituído sob a lógica proposta à luz do Espírito da Dádiva contribui para uma ressignificação de uma efetiva inclusão escolar. A pesquisa é qualitativa de natureza Etnográfica onde as entrevistas e os questionários foram designados para a coleta de dados dando oportunidade as vozes dos atores sociais ecoarem trazendo à tona suas inquietações. O objetivo geral desse estudo foi analisar a proposta pedagógica e as suas reais implicações no processo de inclusão escolar dos discentes. Atrelado a este objetivo, temos os dois objetivos específicos: o primeiro foi avaliar se os métodos de ensino aplicados em sala de aula são de natureza inclusiva; e o segundo foi de averiguar se o Projeto Político Pedagógico do centro investigado tem um viés inclusivo. A lógica implementada pela lente da Dádiva nos permite um olhar na dimensão simbólica nas relações de ensino-aprendizagem, que se tornam fundamentais para se construir novos marcos na contemporaneidade no campo da educação.