Este trabalho tem como propósito apresentar as ações realizadas no projeto “A História da Matemática na sala de aula: uma forma de ensinar e aprender matemática” do Programa de Licenciaturas – PROLICEN. O presente estudo expõe os resultados obtidos através de uma oficina realizada com alunos de terceiro ano de uma escola pública em Mamanguape – PB. O projeto visou contribuir com a formação do licenciando, proporcionando um novo olhar sobre a História da Matemática, a partir do seu estudo e da produção de materiais didáticos, textos e jogos e atividades, para o ensino de conceitos matemáticos, bem como, contribuir com a formação dos alunos do Ensino Médio das escolas parceiras, auxiliando na aprendizagem da Matemática, pois entendemos que a História da Matemática é uma fonte de motivação e principalmente fonte de conhecimento matemático, que possibilita a dúvida, a inquietação e a investigação por parte dos alunos envolvidos. O projeto contou com as seguintes fases: estudo inicial da História da Matemática como recurso pedagógico; procura e fortalecimento de parcerias com as escolas da rede pública dos municípios; escolha dos temas matemáticos que foram trabalhados nas oficinas e elaboração de materiais e execução da oficina com os alunos do Ensino Médio das escolas parceiras. Foi discutido o estudo do número PI através da História da Matemática, uma vez que essa possibilita um melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem tanto para alunos como para professores, já que a mesma é dificilmente vista em livros pedagógicos da Educação Matemática. Como resultado do projeto, ressaltamos a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, com relação à História da Matemática, que até então era desconhecida para eles, em que os mesmos passaram a enxergar a Matemática com um olhar diferente. Quanto às bolsistas, com a sucessão das atividades e materiais elaborados adquiriram experiência e aprenderam a superar as limitações no campo da Matemática e do ensino da Matemática. Por esse motivo, acreditamos que este trabalho possa vir a contribuir para a superação das dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo pedagógico.