A Popularização Científica e Tecnológica vêm ocorrendo no Brasil de maneira a gerar maior
conscientização nos cientistas da importância da socialização dos conhecimentos científicos para o
público, como um processo contínuo e natural a qualquer pesquisador, cujo objetivo é contribuir com
o desenvolvimento da sociedade. Neste artigo, apresentamos o relato de uma experiência desenvolvida
dentro do projeto, intitulado “Popularização da Astronomia: Viajando ao encontro das estrelas”,
desenvolvido por professores e estudantes do Curso de Licenciatura em Física da Universidade
Estadual da Paraíba (UEPB) com o objetivo promover eventos itinerantes em escolas públicas,
apresentando a peça teatral denominada “Escolinha da Ciência: Uma aula de Astronomia”, realizadas
em Municípios circunvizinhos de Campina Grande. Na oportunidade foram abordados conteúdos
relacionados à Astronomia, que vão desde os meteoros até a revolução copernicana. Este trabalho se
limita a última apresentação realizada pelo grupo de Popularização da Ciência e Tecnologia
(PopC&T) em sua quarta exposição realizada na cidade de Campina Grande (PB) no dia 18 de outubro
de 2011, no Teatro do SESC. A apresentação foi aberta para o público em geral crianças, jovens e
adultos, em busca de um objetivo em comum: o entendimento dos temas abordados. Defendemos que
ações como estas contribuem para uma educação cidadã e favorece a compreensão da ciência
produzida nas universidades que de maneira geral se afasta das manifestações sociais.