Considerando a crescente ação das tecnologias dentro dos processos que compõe a aprendizagem, sobretudo da perspectiva construtiva em que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC assumem na sociedade atual, onde nota-se de forma perceptível que os mecanismos de busca pelo conhecimento passam estar mais inclusos nos ambientes educacionais. Nesse contexto a escola e a fazerem parte das relações existentes além da sala de aula. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar como proposta metodológica o uso de simuladores PhET na aprendizagem matemática, afim de estimular o uso das TDIC no processo de ensino aprendizagem, como forma de tornar a aprendizagem mais significativa e interativa em contexto onde o a construção do conhecimento desenvolve-se de forma lúdica. Para tanto, destacamos todo o conjunto de aplicações e finalidades da ferramenta, assim bem como suas diferentes perspectivas na construção do conhecimento. Desse modo, observa-se que a ferramenta destaca-se por sua diversidade de competências matemáticas e seu conjunto de propostas e materiais. O que permite-nos concluir que o uso de Simulações PhET destaca-se de forma complementar ao contexto educacional, mediado pela ação das TDIC na educação, um enlace bastante importante na construção e na busca por uma aprendizagem e educação de qualidade.