A história é uma das atividades mais importantes do currículo pré-escolar, devendo ser uma atividade de rotina. E a sua apresentação deve ser de forma variada, objetivando enriquecer a experiência da criança, colocando-a em contato com diversos tipos de recursos. Neste trabalho de abordagem qualitativa inserida na linha de pesquisa Metodologia de ensino, cujo tema – A Importância da Contação de histórias para o desenvolvimento de crianças de zero a três anos de idade refletiu-se sobre a temática:- qual o papel da escola e da família nesse processo? Para realização desse estudo optou-se pela pesquisa de revisão bibliográfica. O objetivo geral foi refletir sobre o tema em questão, para obter subsídios teóricos para enriquecimento da prática pedagógica. Objetivou-se também discorrer sobre a participação da família neste contexto. Através desta pesquisa foi possível mensurar a importância da contação de histórias para o desenvolvimento da criança e que elas devem ouvir histórias sempre, desde bebês e que o papel da família na transmissão do valor social da leitura é imprescindível. A família deve promover o ato de ler como construção do gosto pela leitura, pois no âmbito familiar torna-se mais fácil para o leitor a compreensão do mundo.