É sabido que existem diversas metodologias e recursos que desempenham um papel positivo quando o objetivo é enriquecer o processo ensino-aprendizagem. Dentro desse contexto o professor desempenha um papel decisivo na medida em que precisa desenvolver meios de dinamizar a assimilação de conteúdos por parte dos alunos. A metodologia de oficinas pedagógicas é um bom meio para tratar os temas transversais, os quais estão presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) há pouco tempo, como a sexualidade, tema que gera bastante curiosidade principalmente nos jovens. Para alcançar os objetivos propostos, o método utilizado para o desenvolvimento da oficina foi o Método Investigativo, que tem como finalidade a aprendizagem através de situações problema, buscando informar sobre a mudança de nomenclatura de “DST” para “IST” no contexto da diferença entre portador e doente; promover reflexões acerca das ISTs através da problematização por intermédio de estudos de casos; advertir os alunos sobre as principais vias de transmissão das ISTs e AIDS e o principal método de prevenção ao contágio e propiciar a sensibilização da comunidade escolar através da produção de cartazes pelos alunos após a oficina, e exposição nos corredores da escola. A oficina temática permitiu a diversificação do estímulo da aprendizagem, visto que possibilitou aos alunos sair da rotina de aulas expositivas e participar de uma atividade que tratava de um tema que os interessava por fazer parte de seu cotidiano. A partir de debates e problematizações que resultariam em construir e organizar o conhecimento de forma clara e coesa, e utilizar esse novo conhecimento resignificado para promover a conscientização dos demais alunos do ambiente escolar através de cartazes.