A incorporação das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem tem se constituído como uma prática recorrente no ensino a distância, uma vez que é preciso criar estratégias que contribuam para a apreensão dos saberes, mas também para que seja possível aproximar os estudantes da sala de aula virtual. E, a criação destas estratégias tem se constituído em metodologias recorrentes entre os tutores de cursos na modalidade a distância de uma instituição de ensino superior particular da cidade de Natal/RN. Por isso, o uso de metodologias ativas tem sido uma maneira de promover o ensino e envolver o estudante de forma ativa na construção de seu conhecimento e na relação entre teoria e prática. Assim, destaca-se o jogo como uma das aplicações destas metodologias ativas. Questiona-se então: como se dá a participação dos estudantes do primeiro semestre letivo de uma disciplina durante a aplicação de um game? O objetivo desse artigo, então, é descrever a aplicação de uma metodologia ativa chamada desafio #superconectado, desenvolvida em uma disciplina on-line de uma instituição de ensino superior cuja finalidade foi incrementar a participação dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de caráter descritivo. Teoricamente, baseia-se nos estudos acerca de metodologias ativas com foco em games. Dessa forma, concluiu-se que o uso de metodologias ativas, neste caso, o game desafio #superconectado, criado pelas tutoras da disciplina, constitui-se como auxiliar do processo de ensino e aprendizagem, além de conferir maior dinamicidade e interatividade entre os envolvidos na educação a distância.