A deficiência na aquisição e fixação de conhecimentos nas Instituições de Ensino é uma preocupação constante entre pesquisadores da área de educação, uma vez que as estratégias utilizadas nas aulas ainda são consideradas limitadas, o que torna o processo de ensino-aprendizagem defasado. Diante a preocupação frente à formação do conhecimento e visando suprir essa deficiência nas redes de ensino, o principal objetivo deste trabalho foi utilizar o lúdico como estratégia didática complementar para o estudo da respiração celular. A pesquisa foi realizada em uma turma da Escola Estadual Dom Carlos Coelho, localizada no Município de Nazaré da Mata-PE. Inicialmente, foi ministrada uma aula expositiva dialogada sobre as etapas da respiração celular: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia transportadora de elétrons, em seguida foi aplicado um questionário com 10 questões de múltiplas escolhas. Posteriormente, foi trabalhada a atividade lúdica como estratégia didática complementar; O jogo pedagógico foi elaborado e nomeado como “Bingo da Respiração Celular”, para sua confecção foram criadas duas tabelas com números de 1 a 20, uma para poder sortear os números das perguntas sobre a temática do trabalho e a outra para marcar os números que foram saindo no decorrer do jogo, além de elaborada 10 cartelas e 20 perguntas. Em seguida, foi aplicada novamente a mesma atividade de múltiplas escolhas, porém, desta vez com a ordem de questões e alternativas trocadas. Após a correção dos questionários, os resultados foram analisados, e foi observada uma melhoria considerável no desempenho dos estudantes. Diante dos resultados, observa-se que a aplicação da atividade lúdica é uma estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino aprendizagem, permitindo resultados satisfatórios após a sua realização. Diante dos resultados, observa-se que a aplicação da atividade lúdica é uma estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino aprendizagem, permitindo resultados satisfatórios após a sua realização. Juntamente com a aula expositiva o lúdico contribui significantemente para o processo de construção do conhecimento, facilitou a aprendizagem, motivou e, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente.