Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DO CAMPO EM COELHO NETO-MA: RESGATE HISTÓRICO-CULTURAL E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ASSENTAMENTO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PRÁTICAS HISTÓRICO-CULTURAIS Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36583
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2979
    "inscrito_id" => 8839
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO EM COELHO NETO-MA: RESGATE HISTÓRICO-CULTURAL E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ASSENTAMENTO"
    "resumo" => "O reconhecimento de que as pessoas residentes no campo têm direito a uma educação diversificada daquela oferecida a quem vive nas cidades é recente, e tem ultrapassado a noção de espaço geográfico, passando a compreender as necessidades culturais, os direitos sociais e a formação integral desses indivíduos, os quais compreendem também nosso objeto de estudo. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas histórico-culturais e pedagógicas de um assentamento no município de Coelho Neto-MA e, especificamente, identificar as práticas pedagógicas contempladas na escola desse assentamento; descrever essas práticas pedagógicas; observar as práticas histórico-culturais contempladas, de modo a caracterizá-las e sistematizar as contribuições histórico-culturais e pedagógicas contempladas, viabilizando descrição da educação do campo nesses locais. Esta é uma pesquisa de campo, cujo método é o etnográfico, com foco na descrição e análise das práticas pedagógicas e histórico-culturais coletadas no assentamento Vila de Fátima, município de Coelho Neto-MA. As técnicas de coleta dos dados utilizadas foram observação direta, aplicação de questionário, realização de entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos. Identificamos que a cultura local é vivenciada pelos moradores também dentro de sala de aula, tanto na teoria como na prática. O método de ensino dos professores consiste em trabalhar com base na realidade dos alunos, procurando sempre adaptar a vivência do campo para a sala de aula. Dentre as práticas culturais desenvolvidas na escola, destacamos: as festividades do dia das crianças, dia dos pais, dia das mães. No dia das crianças, os alunos são levados para um encontro dos “Sem-Terrinha”, espaço de realização de palestras, teatro, oficinas, dança, dentre outras atividades. Esse encontro acontece em São Luís – MA. Observamos que nas práticas pedagógicas são contemplados os alimentos cultivados na comunidade e as práticas alimentares são símbolos do movimento sem-terra. A alimentação saudável é primada na escola através de discussões da temática, estudo de cartilha sobre práticas de alimentação saudável e pela própria alimentação dos alunos. a educação do campo na referida localidade se configura como espaço de formação e preparação para o prosseguimento dos estudos, ao passo que possibilita reafirmar sua identidade singular ao transmitir a história e cultural local às novas gerações, atentando-se aos saberes cotidianos, fazendo dos mesmos fonte de aprendizagem e integração."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PRÁTICAS HISTÓRICO-CULTURAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID8839_29092017231709.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA GONÇALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA SANTOS"
    "autor_email" => "antoninabranca@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36583
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2979
    "inscrito_id" => 8839
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO EM COELHO NETO-MA: RESGATE HISTÓRICO-CULTURAL E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ASSENTAMENTO"
    "resumo" => "O reconhecimento de que as pessoas residentes no campo têm direito a uma educação diversificada daquela oferecida a quem vive nas cidades é recente, e tem ultrapassado a noção de espaço geográfico, passando a compreender as necessidades culturais, os direitos sociais e a formação integral desses indivíduos, os quais compreendem também nosso objeto de estudo. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas histórico-culturais e pedagógicas de um assentamento no município de Coelho Neto-MA e, especificamente, identificar as práticas pedagógicas contempladas na escola desse assentamento; descrever essas práticas pedagógicas; observar as práticas histórico-culturais contempladas, de modo a caracterizá-las e sistematizar as contribuições histórico-culturais e pedagógicas contempladas, viabilizando descrição da educação do campo nesses locais. Esta é uma pesquisa de campo, cujo método é o etnográfico, com foco na descrição e análise das práticas pedagógicas e histórico-culturais coletadas no assentamento Vila de Fátima, município de Coelho Neto-MA. As técnicas de coleta dos dados utilizadas foram observação direta, aplicação de questionário, realização de entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos. Identificamos que a cultura local é vivenciada pelos moradores também dentro de sala de aula, tanto na teoria como na prática. O método de ensino dos professores consiste em trabalhar com base na realidade dos alunos, procurando sempre adaptar a vivência do campo para a sala de aula. Dentre as práticas culturais desenvolvidas na escola, destacamos: as festividades do dia das crianças, dia dos pais, dia das mães. No dia das crianças, os alunos são levados para um encontro dos “Sem-Terrinha”, espaço de realização de palestras, teatro, oficinas, dança, dentre outras atividades. Esse encontro acontece em São Luís – MA. Observamos que nas práticas pedagógicas são contemplados os alimentos cultivados na comunidade e as práticas alimentares são símbolos do movimento sem-terra. A alimentação saudável é primada na escola através de discussões da temática, estudo de cartilha sobre práticas de alimentação saudável e pela própria alimentação dos alunos. a educação do campo na referida localidade se configura como espaço de formação e preparação para o prosseguimento dos estudos, ao passo que possibilita reafirmar sua identidade singular ao transmitir a história e cultural local às novas gerações, atentando-se aos saberes cotidianos, fazendo dos mesmos fonte de aprendizagem e integração."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PRÁTICAS HISTÓRICO-CULTURAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID8839_29092017231709.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA GONÇALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA SANTOS"
    "autor_email" => "antoninabranca@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O reconhecimento de que as pessoas residentes no campo têm direito a uma educação diversificada daquela oferecida a quem vive nas cidades é recente, e tem ultrapassado a noção de espaço geográfico, passando a compreender as necessidades culturais, os direitos sociais e a formação integral desses indivíduos, os quais compreendem também nosso objeto de estudo. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas histórico-culturais e pedagógicas de um assentamento no município de Coelho Neto-MA e, especificamente, identificar as práticas pedagógicas contempladas na escola desse assentamento; descrever essas práticas pedagógicas; observar as práticas histórico-culturais contempladas, de modo a caracterizá-las e sistematizar as contribuições histórico-culturais e pedagógicas contempladas, viabilizando descrição da educação do campo nesses locais. Esta é uma pesquisa de campo, cujo método é o etnográfico, com foco na descrição e análise das práticas pedagógicas e histórico-culturais coletadas no assentamento Vila de Fátima, município de Coelho Neto-MA. As técnicas de coleta dos dados utilizadas foram observação direta, aplicação de questionário, realização de entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos. Identificamos que a cultura local é vivenciada pelos moradores também dentro de sala de aula, tanto na teoria como na prática. O método de ensino dos professores consiste em trabalhar com base na realidade dos alunos, procurando sempre adaptar a vivência do campo para a sala de aula. Dentre as práticas culturais desenvolvidas na escola, destacamos: as festividades do dia das crianças, dia dos pais, dia das mães. No dia das crianças, os alunos são levados para um encontro dos “Sem-Terrinha”, espaço de realização de palestras, teatro, oficinas, dança, dentre outras atividades. Esse encontro acontece em São Luís – MA. Observamos que nas práticas pedagógicas são contemplados os alimentos cultivados na comunidade e as práticas alimentares são símbolos do movimento sem-terra. A alimentação saudável é primada na escola através de discussões da temática, estudo de cartilha sobre práticas de alimentação saudável e pela própria alimentação dos alunos. a educação do campo na referida localidade se configura como espaço de formação e preparação para o prosseguimento dos estudos, ao passo que possibilita reafirmar sua identidade singular ao transmitir a história e cultural local às novas gerações, atentando-se aos saberes cotidianos, fazendo dos mesmos fonte de aprendizagem e integração.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.