O reconhecimento de que as pessoas residentes no campo têm direito a uma educação diversificada daquela oferecida a quem vive nas cidades é recente, e tem ultrapassado a noção de espaço geográfico, passando a compreender as necessidades culturais, os direitos sociais e a formação integral desses indivíduos, os quais compreendem também nosso objeto de estudo. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas histórico-culturais e pedagógicas de um assentamento no município de Coelho Neto-MA e, especificamente, identificar as práticas pedagógicas contempladas na escola desse assentamento; descrever essas práticas pedagógicas; observar as práticas histórico-culturais contempladas, de modo a caracterizá-las e sistematizar as contribuições histórico-culturais e pedagógicas contempladas, viabilizando descrição da educação do campo nesses locais. Esta é uma pesquisa de campo, cujo método é o etnográfico, com foco na descrição e análise das práticas pedagógicas e histórico-culturais coletadas no assentamento Vila de Fátima, município de Coelho Neto-MA. As técnicas de coleta dos dados utilizadas foram observação direta, aplicação de questionário, realização de entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos. Identificamos que a cultura local é vivenciada pelos moradores também dentro de sala de aula, tanto na teoria como na prática. O método de ensino dos professores consiste em trabalhar com base na realidade dos alunos, procurando sempre adaptar a vivência do campo para a sala de aula. Dentre as práticas culturais desenvolvidas na escola, destacamos: as festividades do dia das crianças, dia dos pais, dia das mães. No dia das crianças, os alunos são levados para um encontro dos “Sem-Terrinha”, espaço de realização de palestras, teatro, oficinas, dança, dentre outras atividades. Esse encontro acontece em São Luís – MA. Observamos que nas práticas pedagógicas são contemplados os alimentos cultivados na comunidade e as práticas alimentares são símbolos do movimento sem-terra. A alimentação saudável é primada na escola através de discussões da temática, estudo de cartilha sobre práticas de alimentação saudável e pela própria alimentação dos alunos. a educação do campo na referida localidade se configura como espaço de formação e preparação para o prosseguimento dos estudos, ao passo que possibilita reafirmar sua identidade singular ao transmitir a história e cultural local às novas gerações, atentando-se aos saberes cotidianos, fazendo dos mesmos fonte de aprendizagem e integração.