AS NORMAS PADRÃO, CULTA E COLOQUIAL EM ARTIGOS DE OPINIÃO NA REVISTA NOVA ESCOLA
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Este artigo originou-se das discussões travada nas aulas da disciplina de Gramática, Variação e Ensino do Programa de Pós-Graduação, PROFLETRAS/UEPB e se justifica pela necessidade de ampliação dessas discussões no âmbito acadêmico e escolar. Nesse contexto, usamos como aportes teóricos as contribuições de Gagné (2002), Antunes (2003), Bakhtin (2003), Veiga (1998), Bagno (2002), Bazerman (2005), entre outros, que orientam o uso das normas citadas em consonância com as intenções comunicativas a partir dos diversos contextos. A pesquisa possui caráter qualitativo de cunho descritivo e interpretativista, apresentando a abordagem da revista em relação ao uso dessas variantes. Os resultados apontam que os artigos produzidos na revista, mesmo se voltando, de modo geral, aos professores, procuram se adequar a sua finalidade discursiva, debater temas relativos ao ensino que podem abranger diferentes profissionais e não apenas os de língua portuguesa. 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