O presente trabalho é fruto de um estudo sobre o ensino de física, tendo como objetivo promover a motivação e uma aprendizagem ativa entre estudantes do ensino médio, matriculados em cursos técnicos de agropecuária e agroindústria de uma instituição pública, no estado de Pernambuco, no âmbito da disciplina de Física. Aqui trazemos um recorte de nosso trabalho, destacando a associação, em sala de aula, do software Modellus, com a abordagem inspirada na Peer Instruction (Aprendizagem aos pares) de Eric Mazur, com a finalidade de explorar a aprendizagem, por meio da interação, cooperação e colaboração entre os alunos. Nesse contexto, ao escolhermos o Modellus, que é um software de modelagem computacional, que não exige um conhecimento avançado de programação, partimos do pressuposto que a situação didática construída poderia favorecer o diálogo entre os alunos e professor, de maneira mais livre, permitindo assim a expressividade dos alunos, inclusive das suas dúvidas e indagações. Os resultados indicam que a abordagem escolhida aponta para um forte avanço na participação e motivação dos estudantes nas aulas de física, afinal a assiduidade da turma, que antes ficava em torno de 50%, alcança 90%. O trabalho foi desenvolvido para atender o máximo de conteúdos da mecânica, como cinemática, movimento uniforme e variado, a segunda Lei de Newton relacionando com a as equações dos movimentos, Energia Potencia, Energia Cinética e suas Conservações, relacionando com a queda livre, durante todo o processo sempre procuramos buscar soluções que envolvesse os conteúdos estudados anteriormente, mostrando ao aluno que a natureza não trabalha isoladamente.