É de consenso geral que o ensino da Cultura Afro-brasileira e Indígena é uma temática a ser abordada nos mais diversos âmbitos da educação, a fim de proporcionar um maior conhecimento dos processos históricos e sociais que englobam as relações étnicas raciais. Nesse sentido, o presente relato de experiência trata de uma sistematização da prática realizada numa ONG (Organização não Governamental) no ano de 2015, com Oficina de Grupo e Oficina Pedagógica. Inicialmente foram contemplados alunos do 6º ano do ensino fundamental anos finais, que naquelas desenvolveram uma série de atividades visando uma maior apropriação de sua identidade cultural, estimulando o respeito às diferenças e fortalecendo os educandos com relação às suas origens. Na Oficina Pedagógica foi trabalhada essa temática utilizando-se dos conteúdos de alfabetização e letramento, abordando a leitura e a escrita, servindo como suporte pedagógico para a melhoria do rendimento escolar dos educandos. Verificamos que os resultados demonstrados são de melhoria no desempenho dos educandos envolvidos, tanto no aspecto comportamental quanto no envolvimento das atividades pedagógicas.