Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA SOBREVIVÊNCIA PROVENIENTE DO LIXO: CORPOS COMBALIDOS E TÍBIOS.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LIXÃO, PASSIRA Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Diante de uma sociedade opulenta insustentável com práticas de consumo dilacerantes que acarreta um descarte iminente de resíduos sólidos, este estudo se propôs compreender as relações de trabalho e uma educação ambiental implícita existentes na catação dos resíduos sólidos no lixão da cidade interiorana de Passira-PE, pertencente ao agreste pernambucano. As discussões problematizadoras do presente estudo foram norteados pelos embasamentos teóricos de Seiffert (2011) e Enrique Leff (2010) que guiaram todo levantamento documental, bibliográfico e empírico – por entrevistas. O método qualitativo abordado durante o estudo ajudou a compreender e comprovar a realidade social plastificada de um grupo de indivíduos subalternizados que buscam subsistir com uma renda incapaz de suprir as necessidades básicas do grupo familiar a que pertence. Pode-se notar a extrema organização dos catadores de materiais recicláveis na separação de diferentes materiais, como plástico, ferro, papelão e alumínio, para posterior venda. A partir disto foi possível notar uma educação ambiental implícita, uma vez que entende esse processo organizativo no lixão como uma prática de separação de resíduos sólidos em construção a uma educação ambiental, um tanto quanto inconsciente, porque acredita-se que a separação visa a obtenção de uma renda que os resíduos sólidos os propiciam. Mas mesmo assim, nota-se uma propagação de uma educação ambiental informal no lixão. Esse estudo faz parte de uma extensão de uma pesquisa em andamento que busca discutir o desenvolvimento sustentável em diferentes esferas teorizada por Seiffert (2011). Entende-se que a o desenvolvimento de uma sociedade sustentável parte de diferentes campos do conhecimento e abarca as estruturas econômicas, sociais e ambientais, uma vez que a educação ambiental permeia o indivíduo, juga-se importante discutir, neste estudo, os impactos múltiplos na realidade vivida de uma comunidade de catadores.

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