Conhece – se a relevância de apresentar aos discentes a imensa diversidade de gêneros textuais que existem no universo da linguagem e a literatura cordel faz parte desse imenso mundo. O cordel é sinônimo de poesia popular em versos e típico do nordeste brasileiro. Este gênero trabalha com uma variedade de temáticas: são histórias de amores, sofrimentos, batalhas, crimes, fatos sociais e políticos tanto do nordeste quanto do país e do mundo, ou seja, possui uma voz social e ao mesmo tempo, possui uma linguagem popular e assim como todos os gêneros, ele cumpre suas funções comunicativas. A prática deste gênero textual em questão em sala de aula, consente que o discente mergulhe no mundo da literatura que está carregado de personagens, temas, rimas, ritmos e imagens. O trabalho com a literatura de cordel proporciona uma dinamicidade na qual é apto de estimular a imaginação, a criatividade dos alunos motivando-os na recitação e na escrita e sendo um poderoso instrumento de incentivo à leitura com base na oralidade, além de causar instigação para explorar mais sobre a composição cultural e os valores do nosso povo. Preservar as raízes linguísticas e resgatar a perspectiva de transformar a literatura em veículo de comunicação em massa. Este resumo trata-se dos resultados da aplicação de uma sequência didática acerca de literatura de cordel, aplicada na turma de nono ano do ensino fundamental da escola municipal Belarmino Bezerra Negromonte, localizada na zona rural do município de João Alfredo. Aborda um longo e atraente percurso que o cordel faz à sala de aula, com vários módulos/ “paradas” que contribuem com a bagagem de conhecimentos dos alunos e leva-os à produção final que foi realizada com êxito e brilhantura.