O presente trabalho, apresenta uma proposta didática realizada na Escola Municipal Adelaide Rosa, localizada na cidade de Água Branca – PI, os sujeitos foram os alunos do 7º do Ensino Fundamental do turno tarde, inscritos na XX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e XI Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O objetivo dessa ação foi preparar os alunos para olimpíada, como também ampliar o conhecimento sobre Astronomia através da OBA, por meio de recursos como simulados, slides, vídeos, e outros, além de realizar atividades experimentais referentes à MOBFOG, incentivando a curiosidade e criatividade dos alunos. Buscamos, neste trabalho, dar novas contribuições para auxiliar a compreensão dos conteúdos básicos sobre a Astronomia e Astronáutica, tais como: sistema solar, as fases da lua, estações do ano, fuso horário, solstício, equinócio, constelações, dentre outros. Os resultados obtidos apontaram que com a resolução de questões das provas das edições anteriores, é uma estratégia muito eficaz, pois propicia uma mobilização de saberes no sentido de buscar a solução. Nessa busca, o aluno aprende a montar estratégias, raciocinar logicamente e verificar se sua estratégia foi válida, o que colabora para um amadurecimento das estruturas cognitivas. Já as atividades práticas, podem fornecer subsídios a fim de se conseguir uma aprendizagem mais significativa, revelando a importância da experimentação no ensino e aprendizagem em Ciências, favorecendo maior envolvimento dos alunos nas atividades escolares. Por fim, apresentamos brevemente alguns resultados iniciais sobre a OBA e MOBFOG. O trabalho foi realizado, tendo como autores que sustentam o estudo: Dante (1998), Alvarenga (2009), Hernández (2007), dentre outros.