O presente estudo buscou compreender o ponto do diálogo em comum da obra de Demerval Saviani, intitulada “História das ideias pedagógicas do Brasil” com a obra de Umberto Eco e Sebeok, T. A., intitulada “O signo de três”. O objetivo geral foi identificar a manifestação dos pontos afins, isto é, os de convergência entre as referidas obras e os seus aspectos de influenciação nas escolhas teórico-metodológicas adotadas por Saviani. Sabemos que o autor utiliza o método dialético-histórico, no entanto, tecemos uma relação desse método com o método abdutivo, destacando comentários sobre o rigor metodológico aplicado à sua pesquisa científica na área da História da Educação e o desenvolvimento do raciocínio crítico, contribuindo para a socialização do conhecimento. A relevância social deste trabalho está no fato de asseverar uma maior consistência e coerência na ação educativa desenvolvida por Saviani, demarcando a sua metodologia, construída a partir de diversas inspirações teóricas para a compreensão da evolução do pensamento pedagógico brasileiro, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento do trabalho dos professores, dirigentes e sistemas de ensino neste país. Para a realização desse trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica baseada nos autores e obras acima mencionados. Concluiu-se que o raciocínio abdutivo desenvolvido por Peirce, e relatado por Eco, infere-se na lógica daquilo que poderia ser, indo-se ao encontro de novas possibilidades, o que podemos identificar em Saviani quando do seu desafio em reunir diversas e incontáveis fontes, a fim de superar as dificuldades metodológicas tradicionais. Dessa forma, a socialização do conhecimento proposta por Saviani concretiza-se quando ele dispõe à pesquisa acadêmica a possibilidade de extração de suas críticas através do método abdutivo, propondo deixar os resultados de seus estudos aos professores e educandos das escolas brasileiras em geral, enfatizando também a necessidade do alcance ao ensino público, afim de para melhorá-lo.