O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve como finalidade investigar a importância atribuída ao livro didático enquanto instrumento de apoio pedagógico aos professores de língua portuguesa. A pesquisa foi realizada em uma escola do município de João Pessoa, que atua com o ensino fundamental da educação básica e busca apresentar também a influência desse instrumento pedagógico na seleção de conteúdos escolares e na definição de propostas de ensino. Como pressuposto metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa através de um estudo etnográfico e como instrumentos para o alcance dos objetivos foi utilizada a técnica de coleta de dados por meio da aplicação de um questionário a professores de língua portuguesa atuantes no ensino fundamental II. Os dados coletados foram analisados à luz dos fundamentos sócio interacionistas, apresentando características qualitativa, uma vez que, a partir da aplicação desse método, foi possível conhecer uma situação/problema, no nosso caso, educacional, em torno da relevância do livro didático no processo de ensino aprendizagem na segunda fase do ensino fundamental. A referida pesquisa esteve ancorada em estudiosos da área como Carmagnani 1999, Coracini 1999, Lajolo 1996, Romanatto 2009, dentre outros que se preocupam com a temática abordada, apresentando a relevância de se compreender os sentidos atribuídos pelos professores ao respectivo material pedagógico. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de um olhar crítico acerca do livro didático e a abordagem dos conteúdos a serem trabalhados pelo professor em sala de aula, fazendo-se necessário, também, que se perceba a parceria entre os profissionais da escola durante a escolha do material, bem como, durante a execução de um planejamento que envolva o referido material didático-pedagógico.